Atributos biológicos indicadores da qualidade do solo em pastagem cultivada e nativa no Pantanal

Autores

  • Evaldo Luis Cardoso Embrapa Pantanal
  • Marx Leandro Naves Silva
  • Fátima Maria de Souza Moreira
  • Nilton Curi

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1757

Palavras-chave:

atividade microbiana, carbono microbiano, quociente metabólico, quociente microbiano, respiração basal

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nos atributos biológicos do solo, em razão da conversão da floresta nativa em pastagem cultivada e da submissão de pastagens nativas a sistema de pastejo contínuo, em um Neossolo Quartzarênico, no Pantanal sul-mato-grossense. O trabalho consistiu da avaliação de três florestas nativas; três pastagens de Brachiaria decumbens com diferentes idades de formação, implantadas em substituição às florestas nativas; e três pastagens nativas (uma sob sistema de pastejo contínuo e duas sem pastejo por 3 e 19 anos). Foram coletadas amostras de solo nas profundidades 0–10 e 10–20 cm, em três transectos de 100 m estabelecidos em cada ambiente de estudo, cada um dos quais constituiu uma repetição. Os atributos avaliados foram: carbono orgânico total (COT), carbono microbiano (Cmic), quociente microbiano (qMIC), respiração basal (RB) e quociente metabólico (qCO2). A substituição da floresta nativa por pastagem cultivada promoveu redução nos teores de COT, Cmic e qMIC e elevação da RB; o sistema de pastejo contínuo em pastagem nativa promoveu redução nos teores de COT e no Cmic. O Cmic é o atributo mais sensível às alterações impostas ao solo, pelos sistemas de pastagens cultivada e nativa, pois foi marcado por reduções mais expressivas.

Biografia do Autor

Evaldo Luis Cardoso, Embrapa Pantanal

Pesquisador da Embrapa Pantanal, atuando na área de Ciência do Solo, mais especificamente em qualidade do solo, manejo sustentável.

Downloads

Publicado

2010-11-18

Como Citar

Cardoso, E. L., Silva, M. L. N., Moreira, F. M. de S., & Curi, N. (2010). Atributos biológicos indicadores da qualidade do solo em pastagem cultivada e nativa no Pantanal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 44(6), 631–637. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1757

Edição

Seção

SOLOS