Ferramentas de pedometria para caracterização da composição granulométrica de perfis de solos hidromórficos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2016.v51.22453Palavras-chave:
algoritmo para pedologia quantitativa, banco de dados pedológicos, classificação do solo, funções de profundidade, harmonização de dados, mapeamento do soloResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar ferramentas pedométricas para caracterização da composição granulométrica (areia, silte e argila) e comparação de perfis de solos hidromórficos. O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu, RJ. Foram aplicados o algoritmo “slice-wise” para o fatiamento doperfil em intervalos de 1 cm, e a função “spline” para harmonizar o conjunto de dados segundo seis intervalos de
profundidade predefinidos. A análise do conjunto de perfis, por meio das funções de profundidade (slice-wise e spline) e de dendrograma de dissimilaridade, revelou que Planossolos e Gleissolos são relativamente rasos e apresentam camadas arenosas nos horizontes superficiais e teores de argila e silte irregulares em subsuperficie. Essas duas ordens ocorrem na área da bacia hidrográfica geralmente em planícies aluviais, em vales e em sopés de elevação. Os Neossolos Flúvicos apresentaram maiores quantidades de argila e silte em superfície, as quais
decrescem em profundidade, e são mais profundos e ocorrem nos terraços aluviais. A abordagem permitiu descrever a variabilidade da textura dos solos hidromórficos em perfil e realizar a análise de similaridade entre as ordens, o que pode apoiar a distinção de fases em unidades de mapeamento e a identificação de critérios quantitativos para a classificação dos solos.
Downloads
Publicado
2016-10-17
Como Citar
Pinheiro, H. S. K., Chagas, C. da S., Carvalho Júnior, W. de, & Anjos, L. H. C. dos. (2016). Ferramentas de pedometria para caracterização da composição granulométrica de perfis de solos hidromórficos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 51(9), 1326–1338. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2016.v51.22453
Edição
Seção
SOLO E PLANEJAMENTO (TEMÁTICO)