Superfície de resposta para quantificação dos efeitos de NaCl e pH em alface

Autores

  • Pedro Henrique Mainardi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Biologia Geral e Aplicada, Câmpus de Rio Claro, Avenida 24A, no 1.515, Bela Vista, CEP 13506-900 Rio Claro, SP.
  • Ederio Dino Bidoia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Biologia Geral e Aplicada, Câmpus de Rio Claro, Avenida 24A, no 1.515, Bela Vista, CEP 13506-900 Rio Claro, SP.

Palavras-chave:

arranjo fatorial, avaliação de interações, multifatorial, quantificação de efeitos, design rotativo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a metodologia de superfície de resposta (MSR), com grande tamanho de amostra, para investigar os efeitos do NaCl e do pH no alongamento radicular de alface (Lactuca sativa) in vitro. Para tanto, 20 sementes de alface foram colocadas em placas de Petri estéreis, com dois papéis de filtro no fundo e 3,0 mL da amostra a ser testada. Utilizou-se arranjo fatorial rotacional 2x2, com dois fatores e matriz com dois níveis, tendo-se incorporado dois pontos centrais e pontos axiais α de ±1,41. Cada grupo de tratamento consistiu em 40 réplicas, o que resultou em 400 observações experimentais. O aumento da concentração de NaCl de 0,0065 para 2.700 g L-1 causou redução de 19,3% no alongamento radicular da alface. Quando o pH diminui de 7,0 para 1,5, houve redução de 68,8% no alongamento radicular, mas, quando aumentou de 7,0 para 12,5, houve redução de 44,9%. A análise dos efeitos combinados indicou que o aumento da concentração de NaCl reduziu a capacidade da planta de resistir às mudanças de pH. A MSR foi eficaz em avaliar a significância estatística dos fatores NaCl e pH, com seus efeitos de segunda ordem e interações, bem como em quantificar seus efeitos no alongamento radicular de alface sob as condições experimentais. Portanto, a MSR é ferramenta valiosa para interpretar os resultados e avaliar a sensibilidade de pesquisa multifatorial, mesmo com grande tamanho de amostra.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Mainardi, P. H., & Bidoia, E. D. (2024). Superfície de resposta para quantificação dos efeitos de NaCl e pH em alface. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 59(AB), e03406. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27780