Desempenho de quatro métodos de seleção genômica com uso de diferentes herdabilidades e números de QTL

Autores

  • Leonardo de Azevedo Peixoto Iowa State University, 716 Farm House Lane, 50011-1051 Ames, IA, United States.
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul, Rodovia MS-306, Km 105, Caixa Postal 112, CEP 79560-000 Chapadão do Sul, MS.
  • Larissa Pereira Ribeiro Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul, Rodovia MS-306, Km 105, Caixa Postal 112, CEP 79560-000 Chapadão do Sul, MS.
  • Cosme Damião Cruz Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Biologia Geral, Avenida Peter Henry Rolfs, s/no, Campus Universitário, CEP 36570-900 Viçosa, MG.
  • Leonardo Lopes Bhering Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Biologia Geral, Avenida Peter Henry Rolfs, s/no, Campus Universitário, CEP 36570-900 Viçosa, MG.

Palavras-chave:

precisão, seleção genômica ampla, herdabilidade, modelo misto, QTL

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar como a herdabilidade e o número de locos de características quantitativas (QTL) que controla a característica podem influenciar na predição do valor genético por meio de métodos de seleção genômica. Uma equação de predição foi estabelecida para estimar a correlação genética baseada na correlação fenotípica, tendo-se utilizado uma população F2 com 1.000 indivíduos, simulados em diferentes cenários. A herdabilidade (5, 20, 40, 60, 80 e 99%) e o número de QTL (60, 120, 180 e 240) variaram em cada cenário. Os quatro seguintes métodos de seleção genômica foram utilizados nas análises: ridge-regression best linear unbiased prediction (RR-BLUP), BLUP genômico (GBLUP), método bayesiano de estimação B (Bayes B) e reproducing kernel Hilbert spaces regression (RKHS). As habilidades preditivas fenotípicas e genotípicas foram calculadas para cada método, e o teste de Tukey foi utilizado para comparação de médias. O efeito da herdabilidade e do número de QTL que controla a característica foi avaliado por análise de regressão. O teste de Tukey revelou diferenças entre os métodos, sendo que Bayes B e RR-BLUP foram superiores aos demais em quase todos os cenários. A herdabilidade apresenta relação linear positiva com a capacidade preditiva fenotípica e relação quadrática positiva com a capacidade preditiva genotípica. O número de QTL controlando a característica não tem relação com a capacidade preditiva fenotípica e genotípica.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Peixoto, L. de A., Teodoro, P. E., Teodoro, L. P. R., Cruz, C. D., & Bhering, L. L. (2024). Desempenho de quatro métodos de seleção genômica com uso de diferentes herdabilidades e números de QTL. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 59(AB), e03535. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27782