Fatores ambientais na predição da curva de lactação de vacas holandesas

Autores

  • Amauri Felipe Evangelista Universidade Federal do Paraná, Departamento de Pós-Graduação em Zootecnia, Rua dos Funcionários, no 1.540, Cabral, CEP 80035-050 Curitiba, PR.
  • Rafaela Martins Universidade Federal do Paraná, Departamento de Pós-Graduação em Zootecnia, Rua dos Funcionários, no 1.540, Cabral, CEP 80035-050 Curitiba, PR.
  • Altair Antônio Valotto Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Rua Professor Francisco Dranka, no 608, Orleans, CEP 81200-404 Curitiba, PR.
  • Laila Talarico Dias Universidade Federal do Paraná, Departamento de Pós-Graduação em Zootecnia, Rua dos Funcionários, no 1.540, Cabral, CEP 80035-050 Curitiba, PR.
  • Rodrigo de Almeida Teixeira Universidade Federal do Paraná, Departamento de Pós-Graduação em Zootecnia, Rua dos Funcionários, no 1.540, Cabral, CEP 80035-050 Curitiba, PR.

Palavras-chave:

estação do parto, bovinos leiteiros, ordem de lactação, pico de lactação, persistência

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de fatores ambientais nos parâmetros da curva de lactação e na produção de leite de vacas da raça Holandesa. Foram utilizados dados de lactações realizadas de 2010 a 2019 no estado do Paraná, Brasil, obtidos do serviço oficial de controle leiteiro. Os parâmetros das curvas de lactação foram estimados com uso do modelo de Wood e do procedimento NLIN do programa SAS. A influência dos fatores ambientais ordem de lactação e região e época de parto nos parâmetros das curvas de lactação e na produção de leite foi avaliada com uso do procedimento MIXED do SAS. Vacas de primeira lactação atingiram o pico de lactação mais tarde e apresentaram lactação mais persistente. A produção de leite aumentou com a ordem de lactação. Os maiores picos ocorreram nas lactações iniciadas no inverno e no outono, aos 305 dias. Vacas criadas na região Centro-Oriental do estado do Paraná apresentaram a maior produção de leite no pico e aos 305 dias de lactação. A ordem de lactação e a região e a estação de parto influenciam o formato da curva de lactação em vacas holandesas, com aumento na produção de leite quando os ciclos de lactação começam no inverno-primavera.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Evangelista, A. F., Martins, R., Valotto, A. A., Dias, L. T., & Teixeira, R. de A. (2024). Fatores ambientais na predição da curva de lactação de vacas holandesas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 59(AB), e03366. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27829