Desempenho de cultivares de figueira na produção de figos verdes para processamento no Brasil

Autores

  • Jucimar Moreira de Oliveira Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.
  • Carlos Henrique Milagres Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.
  • Fabiano Luis de Sousa Ramos Filho Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.
  • Caíke de Souza Pereira Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.
  • Pedro Maranha Peche Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.
  • Rafael Pio Universidade Federal de Lavras, Escola de Ciências Agrárias de Lavras, Departamento de Agricultura, Aguenta Sol, CEP 37200-900 Lavras, MG.

Palavras-chave:

Ficus carica, diversidade de cultivares, período de colheita

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de cultivares de figueira na produção de figos verdes para a industrialização no Brasil. As cultivares de figo Brunswick, Mini Figo, Troyano, Roxo de Valinhos, Bêbara Branca, Lemon, Três num Prato e Pingo de Mel foram avaliadas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro blocos e oito tratamentos (cultivares de figueira), no espaçamento de 3,0x1,5 m (2.222 plantas por hectare). O experimento foi conduzido durante duas estações de crescimento (2022/2023 e 2023/2024). As plantas foram podadas no período de dormência. Após o início da brotação, foram conservadas duas brotações secundárias por haste lateral (12 hastes produtivas). Os figos verdes foram colhidos duas vezes por semana, tendo-se quantificado o número total de frutos por colheita e o peso total de colheita por planta. Foram calculadas a produção média por planta (kg) e a produtividade estimada (Mg ha-1) para cada estação de crescimento, bem como as dimensões dos frutos, o comprimento e a massa final das hastes, e a duração da colheita. As cultivares apresentaram diferenças no seu desempenho produtivo. A cultivar Troyano foi a que produziu maior quantidade de frutos e propiciou maior produção e produtividade estimada.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Oliveira, J. M. de, Milagres, C. H., Ramos Filho, F. L. de S., Pereira, C. de S., Peche, P. M., & Pio, R. (2024). Desempenho de cultivares de figueira na produção de figos verdes para processamento no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 59(AB), e03785. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27855