Desenvolvimento de afilhos e componentes do rendimento em genótipos de trigo sob diferentes densidades de semeadura

Autores

  • Igor Pirez Valério Universidade Federal de Pelotas
  • Fernando Irajá Félix de Carvalho Universidade Federal de Pelotas
  • Antonio Costa de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Amauri de Almeida Machado Universidade Federal de Pelotas
  • Giovani Benin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Pedro Luiz Scheeren Embrapa Trigo
  • Velci Queiróz de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Irineu Hartwig Syngenta Seeds Ltda

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.38

Palavras-chave:

<i>Triticum aestivum</i>, estádio de desenvolvimento, potencial de afilhamento, senescência, sobrevivência de afilhos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar o padrão de desenvolvimento de afilhos em genótipos de trigo contrastantes para esse caráter, em diferentes densidades de semeadura, bem como seus efeitos sobre os componentes do rendimento de grãos. O experimento foi conduzido no Município de Capão do Leão, RS, em 2006. Dez cultivares de trigo, selecionadas com base na capacidade de afilhamento, foram utilizadas em delineamento de parcelas divididas, com a parcela composta pelo fator cultivar, e as subparcelas pelas densidades de semeadura, com 50, 200, 350, 500 e 650 sementes aptas por metro quadrado. Observou-se que a senescência de afilhos esteve diretamente relacionada ao potencial de afilhamento dos genótipos. Os genótipos com elevada capacidade de afilhamento apresentaram efeito mais pronunciado da senescência, com o aumento da densidade de semeadura. O melhor ajuste dos componentes do rendimento foi obtido por meio da adequada densidade de semeadura, que deve ser realizada com base no potencial de afilhamento dos genótipos. Além disto, o efeito compensatório de genótipos com reduzido potencial de afilhamento é resultante de maior massa de grãos por espiga, em detrimento do número de espigas por unidade de área.

Biografia do Autor

Igor Pirez Valério, Universidade Federal de Pelotas

Possui mestrado em Agronomia, área de concentração em Fitomelhoramento, pela Universidade Federal de Pelotas (2006), como bolsita do CNPq; graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2004); bolsista de Iniciação Científica pelo Pibic/CNPq durante três anos (2002-2004). Atualmente é doutorando em Agronomia, área de concentração em Fitomelhoramento e bolsista da Capes da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas e Recursos Genéticos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avena sativa L., Triticum aestivum L., melhoramento genético de plantas, genética quantitativa, seleção indireta, potencial de afilhamento e densidade de semeadura.

Downloads

Publicado

2008-10-16

Como Citar

Valério, I. P., Carvalho, F. I. F. de, Oliveira, A. C. de, Machado, A. de A., Benin, G., Scheeren, P. L., … Hartwig, I. (2008). Desenvolvimento de afilhos e componentes do rendimento em genótipos de trigo sob diferentes densidades de semeadura. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(3), 319–326. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.38

Edição

Seção

FITOTECNIA