Performance agronômica, estabilidade cromossômica e resistência à lagarta-da-soja em soja transgênica que expressa o gene cry1Ac

Autores

  • Milena Schenkel Homrich UFRGS
  • Luciane Maria Pereira Passaglia UFRGS
  • Jorge Fernando Pereira Embrapa Trigo
  • Paulo Fernando Bertagnolli Embrapa Trigo
  • José Roberto Salvadori Embrapa Trigo
  • Marcio Nicolau Embrapa Trigo
  • Eliane Kaltchuk-Santos UFRGS
  • Laura Bianchessi Alves UFRGS
  • Maria Helena Bodanese-Zanettini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.491

Palavras-chave:

Anticarsia gemmatalis, Glycine max, resistência de plantas a insetos, transferência de genes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a performance agronômica e a estabilidade cromossômica de progênies transgênicas homozigotas de soja [Glycine max (L.) Merrill.], e confirmar a resistência dessas plantas a Anticarsia gemmatalis. Onze progênies com expressão dos genes cry1Ac, hpt e gusA foram avaliadas quanto às características agronômicas, em relação à cultivar parental IAS 5 não transformada. Análises citogenéticas foram realizadas em plantas transgênicas e não transgênicas. Duas das 11 progênies transgênicas também foram avaliadas quanto à resistência a A. gemmatalis, em bioensaios in vitro e in vivo. Dois controles negativos foram utilizados nos bioensaios: uma linha transgênica homozigota, com apenas o gene repórter gusA, e plantas de 'IAS 5' não transgênicas. A presença do transgene cry1Ac não afetou nem o desenvolvimento nem a produtividade das plantas. As plantas transgênicas apresentaram cariótipo normal. No bioensaio com folhas destacadas, as plantas cry1Ac exibiram completa eficácia contra A. gemmatalis, enquanto os controles negativos foram significativamente danificados. Ensaios com plantas inteiras confirmaram a elevada proteção do cry1Ac contra a lagarta-da-soja, enquanto as plantas 'IAS 5' não transgênicas e a linha homozigota gusA exibiram 56.5 e 71.5% de desfolhação, respectivamente. A presença do transgene cry1Ac não afeta a performance agronômica da soja (incluindo a produtividade) e confere elevada proteção a A. gemmatalis.

Biografia do Autor

Milena Schenkel Homrich, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS Área de pesquisa: Cultura de tecidos e transformação genética de soja. Primeira autora e principal executora do projeto, que constitui parte de sua tese de doutorado. Participou de todas as etapas do trabalho.

Luciane Maria Pereira Passaglia, UFRGS

Doutora em Genética e Biologia Molecular. com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA. Professora, nível de Associado I, do Departamento de Genética da UFRGS. Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos. Também atua na área de transformação genética de plantas, principalmente na prospecção e introdução de genes de interesse em soja.

Maria Helena Bodanese-Zanettini, UFRGS

Doutora em Ciências (Genética). Professora Titular Departamento de Genética - UFRGS Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS Área de pesquisa: Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Orientadora principal do trabalho.

Downloads

Publicado

2008-10-27

Como Citar

Homrich, M. S., Passaglia, L. M. P., Pereira, J. F., Bertagnolli, P. F., Salvadori, J. R., Nicolau, M., … Bodanese-Zanettini, M. H. (2008). Performance agronômica, estabilidade cromossômica e resistência à lagarta-da-soja em soja transgênica que expressa o gene <i>cry1Ac</i>. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(7), 801–807. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.491

Edição

Seção

FITOSSANIDADE