Seleção massal de acerola em plantio comercial

Autores

  • João Rodrigues de Paiva
  • Ricardo Elesbão Alves
  • Maria Pinheiro Fernandes Correa
  • Francisco das Chagas Oliveira Freire
  • Raimundo Braga Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab1999.v34.5183

Palavras-chave:

Verificar porque não conseguiu capturar os termos em portugues

Resumo

Nos plantios comerciais existe variabilidade suficiente que possibilita a identificação de plantas-matrizes de acerola (Malpighia emarginata) geneticamente superiores. Com este objetivo, foi realizada uma seleção no pomar da empresa Frutas do Ceará S.A. (FRUCESA), localizada no município de Jaguaruana, CE. O esquema utilizado permitiu identificar 100 plantas com características desejáveis, aplicando-se uma intensidade de seleção de 0,24%. O percentual de germinação das sementes das plantas selecionadas variou de 0% a 84,5%, com média de 13,9% e desvio-padrão de 11,6%, indicando a presença de variação genética entre plantas quanto a esse caráter.

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Publicado

1999-03-01

Como Citar

de Paiva, J. R., Alves, R. E., Correa, M. P. F., Freire, F. das C. O., & Sobrinho, R. B. (1999). Seleção massal de acerola em plantio comercial. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 34(3), 505–511. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab1999.v34.5183

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS