Pressão de insuflagem dos pneus no desempenho do conjunto trator-grade de discos

Autores

  • João Manuel Pereira Ramalho Serrano

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.7983

Palavras-chave:

capacidade de trabalho, consumo de combustível por hectare, eficiência energética, gradagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da pressão de insuflagem dos pneus nos parâmetros de desempenho do conjunto trator-grade de discos. As pressões avaliadas foram: 100 kPa nos pneus da frente e 70 kPa nos pneus atrás; 140 kPa nos quatro pneus; 190 kPa nos quatro pneus. Os testes de um trator com grades de discos foram desenvolvidos em condições de campo, em solos de textura franca, mobilizados e secos. Os parâmetros de avaliação foram: o patinamento, a velocidade, a capacidade de trabalho, a eficiência energética global e o consumo de combustível por hectare. Entre as situações de pressão de insuflagem dos pneus indicadas pelo fabricante do trator e a pressão de insuflagem indicada pelo fabricante dos pneus, não se verificam diferenças significativas, tanto na capacidade de trabalho como no consumo de combustível por hectare. A utilização de elevadas pressões de insuflagem dos pneus conduz a uma redução da ordem de 3 a 5% na capacidade de trabalho e um aumento significativo entre 10 e 25% do consumo de combustível por hectare, mesmo em condições de boa aderência dos pneus, refletidas no intervalo de 7 a 15% de patinamento registrados.

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Publicado

2008-02-01

Como Citar

Serrano, J. M. P. R. (2008). Pressão de insuflagem dos pneus no desempenho do conjunto trator-grade de discos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(2), 227–233. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.7983

Edição

Seção

MAQUINARIA AGRÍCOLA