Qualidade da carne e desempenho de genótipos de suínos alimentados com dois níveis de aminoácidos

Autores

  • Teresinha Marisa Bertol EMBRAPA SUÍNOS E AVES
  • Rogério Manoel Lemes de Campos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Arlei Coldebella EMBRAPA SUÍNOS E AVES
  • Jonas Irineu dos Santos Filho EMBRAPA SUÍNOS E AVES
  • Elsio Antonio Pereira de Figueiredo EMBRAPA SUÍNOS E AVES
  • Nelcindo Nascimento Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Ingrid Beatriz Lermen Agnes Bolsista PIBIC - Embrapa Suínso e Aves

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8038

Palavras-chave:

Sus scrofa, marmoreio, nutrição, raças exóticas, raça Moura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do genótipo e de teores de aminoácidos na dieta sobre o desempenho de suínos, o retorno econômico e a qualidade da carcaça e da carne. Os genótipos avaliados foram: MS115 x F1; Duroc x F1 (DCxF1); MS115 x Moura (MS115xMO); Duroc x 25% Duroc, 50% Large White, 25% Moura (DCxMO3). Os teores de aminoácidos nas dietas foram os recomendados para o desempenho alto ou médio de machos castrados com alto potencial genético. O escore de marmoreio foi mais elevado nos animais alimentados com teores médios de aminoácidos. Os genótipos DCxF1 e DCxMO3 tiveram maior ganho de peso diário do que MS115xF1 e MS115xMO. O menor ganho de peso, ajustado pelo consumo de ração, ocorreu no genótipo MS115xMO. As maiores espessuras de toucinho foram observadas nos animais MS115xMO e nos machos DCxMO3. O maior escore de marmoreio ocorreu nos animais MS115xMO, e o menor nos MS115xF1. Em comparação aos genótipos selecionados quanto à produção de carne, a raça Moura influenciou negativamente o desempenho e a qualidade da carcaça e positivamente a qualidade da carne, de acordo com sua proporção nos genótipos. A raça Duroc influenciou positivamente a qualidade da carne nos cruzamentos. A redução dos teores de aminoácidos nas dietas proporciona aumento do marmoreio, independentemente do genótipo.

Biografia do Autor

Teresinha Marisa Bertol, EMBRAPA SUÍNOS E AVES

Zootecnista, Ph.D., Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Zootecnia - University Of Illinois At Urbana Champaign (2003). Atualmente é Pesquisador A do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Monogástricos e Qualidade de Carne. Atua em pesquisa em suínos, principalmente nas seguintes áreas: Nutrição e alimentação de suínos, avaliação de alimentos, manejo pré-abate, qualidade de carne, embutidos cárneos de suínos.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Zootecnia - University Of Illinois At Urbana Champaign (2003). Atualmente é Pesquisador A do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Monogástricos e Qualidade de Carne. Atua em pesquisa em suínos, principalmente nas seguintes áreas: Nutrição e alimentação de suínos, avaliação de alimentos, manejo pré-abate, qualidade de carne, embutidos cárneos de suínos.

Rogério Manoel Lemes de Campos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Medico veterinário, D.Sc., possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Especialização em Desenvolvimento e Planejamento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Epidemiologia e Vigilância à Saúde pela Fundaçao Oswaldo Cruz (1998), Especialização em Produçao de Suínos e Aves pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (carnes e derivado) pela (Universidade Federal de Santa Maria 2002) e doutorado em Ciências Veterinárias (carnes e derivados) pela Universidade Complutense de Madrid (2007). Atualmente é membro do Comitê Científico da Revista Higiene Alimentar (Brasil), Revista Alimentaria (España) e revisor científico da Revista Alimentos e Nutrição (UNESP), e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Arlei Coldebella, EMBRAPA SUÍNOS E AVES

Médico Veterinário,  D.Sc., pos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: suínos, frango de corte, bovinos de leite, nutrição animal, análise da variância, modelos mistos para medidas repetidas, modelos não-lineares e regressão logística.

Jonas Irineu dos Santos Filho, EMBRAPA SUÍNOS E AVES

Engenheiro Agrônomo, D.Sc., possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pepossui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: suinocultura, competitividade, custo de produçao, frango e tecnologia.
squisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: suinocultura, competitividade, custo de produçao, frango e tecnologia.

Elsio Antonio Pereira de Figueiredo, EMBRAPA SUÍNOS E AVES

Zootecnista, Ph.D., Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1978) e doutorado em Animal Breeding - Texas A&M University System (1986). Atualmente é pesquisador nas áreas de melhoramento genético de suínos e aves e sistemas orgânicos de produção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. Participa de dois grupos de pesquisa no CNPq. Melhoramento genético de aves e suínos e Sistemas de produção agroecológica de aves e suínos. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho, reproducao, melhoramento genetico, racas, aves e suínos.

Nelcindo Nascimento Terra, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal de Santa Maria (1963) , especialização em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto de Agroquímica Y Tecnologia de Alimentos (1976) , mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1969) , doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1981) e pós-doutorado pelo Centro de Tecnologia de La Carne (1995) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Santa Maria, Revisor de periódico da Higiene Alimentar, Revisor de periódico da Ciência Rural, Revisor de periódico da Brazilian Archives of Biology and Technology, Revisor de periódico da Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, Revisor de periódico da Revista Nacional da Carne, Revisor de periódico da FI. Food Ingredients, Revisor de periódico da Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) e Revisor de periódico da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos , com ênfase em Tecnologia de Alimentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: AMIDO - SACAROSE, AMADURECIMENTO, BANANA

Ingrid Beatriz Lermen Agnes, Bolsista PIBIC - Embrapa Suínso e Aves

Engenharia de Alimentos, Universidade do Contestado, Concórdia, SC.

Downloads

Publicado

2011-01-25

Como Citar

Bertol, T. M., Campos, R. M. L. de, Coldebella, A., dos Santos Filho, J. I., de Figueiredo, E. A. P., Terra, N. N., & Lermen Agnes, I. B. (2011). Qualidade da carne e desempenho de genótipos de suínos alimentados com dois níveis de aminoácidos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 45(6), 621–629. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8038

Edição

Seção

ZOOTECNIA