Crescimento, acúmulo e distribuição de matéria seca em cultivares de batata na safra de inverno

Autores

  • Adalton Mazetti Fernandes Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu
  • Rogério Peres Soratto Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu
  • Beatrice Luciana Silva Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu
  • Genivaldo David de Souza-Schlick Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8196

Palavras-chave:

Solanum tuberosum, análise de crescimento, partição de matéria seca, taxa de crescimento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento, o acúmulo e a distribuição de matéria seca (MS) nas cultivares de batata (Solanum tuberosum) Ágata, Asterix, Atlantic, Markies e Mondial, durante a safra de inverno. O experimento foi conduzido de junho a outubro de 2008, no munícipio de Itaí, SP. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas pelas cultivares, e as subparcelas por épocas de coletas de plantas para avaliação: no plantio e a cada sete dias após a emergência. Todas as cultivares têm crescimento lento até o início da fase de enchimento de tubérculos. Porém, as cultivares Asterix, Atlantic e Markies são mais precoces do que a Mondial no estabelecimento de taxas máximas de acúmulo de matéria seca. As cultivares Asterix e Mondial apresentam maior número de folhas por planta, produtividade de tubérculos, taxa de acúmulo e produção de MS, mas a cultivar Mondial é menos eficiente na alocação de MS nos tubérculos que as demais cultivares. As cultivares com maior taxa máxima de acúmulo produzem maior quantidade de MS, mesmo apresentando menor período de duração da taxa máxima de acúmulo.

Biografia do Autor

Adalton Mazetti Fernandes, Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu

Possui Graduação em Agronomia (2007) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Mestrado em Agronomia-área de concentração Agricultura, pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Campus de Botucatu. Atualmente é aluno de Doutorado da FCA/UNESP. Atua na área de fitotecnia, manejo e tratos culturais e nutrição de plantas.

Rogério Peres Soratto, Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu

Possui graduação em Agronomia (1999) e mestrado em Agronomia - área de concentração em Sistemas de Produção (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Ilha Solteira e doutorado em Agronomia - área de concentração em Agricultura (2005) pela Faculdade de Ciências Agronomicas da UNESP, campus de Botucatu. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, campus de Botucatu. Suas pesquisas tem ênfase em grandes culturas nas áreas de: fitotecnia, manejo e tratos culturais, manejo da adubação, nitrogênio, calagem e gessagem, sistema plantio direto e sistemas de produção agrícola.

Beatrice Luciana Silva, Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu

Graduanda do curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Campus de Botucatu. Atua na área de fitotecnia, manejo e tratos .

Genivaldo David de Souza-Schlick, Faculdade de ciência agronomicas-Unesp-Botucatu

Possui Graduação em Agronomia (2007) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Mestrado em Agronomia-área de concentração Agricultura, pela Faculdade de CiênciasAgronômicas, Unesp, Campus de Botucatu. Atualmente é aluno de Doutorado da FCA/UNESP. Atua na área fitotecnia, nutrição de plantas, manejo e tratos culturais, manejo da adubação.

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

Fernandes, A. M., Soratto, R. P., Silva, B. L., & Souza-Schlick, G. D. de. (2011). Crescimento, acúmulo e distribuição de matéria seca em cultivares de batata na safra de inverno. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 45(8), 826–835. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8196

Edição

Seção

FITOTECNIA