Marcadores RAPD para detecção de resistência à ferrugem-asiática-da-soja

Autores

  • Marcelo Marchi Costa Universidade Estadual Paulista
  • Sandra Helena Unêda-Trevisoli Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal
  • José Baldin Pinheiro Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Romeu Afonso de Souza Kiihl Tropical Melhoramento e Genética Ltda.
  • Éberson Sanches Calvo Tropical Melhoramento e Genética Ltda.
  • Antonio Orlando Di Mauro Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.932

Palavras-chave:

<i>Glycine max, Phakopsora pachyrhizi</i>, marcadores moleculares, seleção assistida

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram confirmar a herança da resistência da PI 459025 (Rpp4) à ferrugem-asiática-da-soja e identificar marcadores moleculares do tipo RAPD, ligados a este gene de resistência, em populações de soja. Pelo cruzamento dos genitores contrastantes PI 459025 x Coodetec 208 obteve-se uma população, cujas populações das gerações F2 e F2:3 foram artificialmente infectadas e avaliadas quanto à reação ao fungo Phakopsora pachyrhizi, pelo tipo de lesão (RB – resistente e TAN – suscetível). Com os resultados da avaliação fenotípica, dois "bulks" foram obtidos com DNA de plantas homozigóticas resistentes e suscetíveis, respectivamente, pela análise de "bulks" segregantes. De 600 iniciadores RAPD aleatórios, foram identificados três com fragmentos polimórficos entre os "bulks" e parentais contrastantes quanto à resistência. Pela análise do qui-quadrado, confirmaram-se: a herança monogênica, com dominância completa quanto à resistência ao patógeno, e a segregação 3:1 para a presença de banda dos três marcadores. Os três marcadores são ligados respectivamente a 5,1, 6,3 e 14,7 cM de distância do loco de resistência, em fase de repulsão no grupo de ligação G, o que foi confirmado pela utilização do marcador microssatélite Satt288. Estes marcadores são promissores na seleção assistida para resistência à ferrugem-asiática-da-soja.

Biografia do Autor

Marcelo Marchi Costa, Universidade Estadual Paulista

Marcelo Marchi Costa possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) . Atualmente é Pós-graduando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Brasileira. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Glycine max, Phakopsora pachyrhizi, marcadores SCARs, análise de bulks segregantes.

Sandra Helena Unêda-Trevisoli, Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal

Sandra Helena Unêda-Trevisoli Sandra Helena Unêda Trevisoli concluiu o pós-doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UNESP de Jaboticabal, SP em 2005, o doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ (Universidade de São Paulo) em 1999 e o mestrado em Genética e Melhoramento pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) em 1993. Atualmente é docente da Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal - FATEC, situada em Jaboticabal, SP. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Melhoramento Genético de Plantas, Marcador Molecular, Produtividade de Grãos, Caracteres Agronômicos, Resistência a Doenças, Seleção Assistida, Genética Vegetal e Análise molecular.

José Baldin Pinheiro, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

José Baldin Pinheiro concluiu o doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 1998. Atualmente é Professor do Departamento da ESALQ/Universidade de São Paulo, Colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e do Instituto Agronômico de Campinas; Membro de Comitê de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente participa de 6 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal , sendo a que a principal linha de pesquisa visa o desenvolvimento e seleção de genótipos de soja com alta produtividade e resistentes aos principais insetos e doenças. Além dessa linha de pesquisa trabalha com a caracterização agronômica e genética de germoplasma (pré-melhoramento) de arroz, alho e açafrão para fornecer informações sobre genes de interesse aos programas de melhoramento. Como ferramenta auxiliar para estas pesquisas tem utilizado os marcadores moleculares visando o estudo da diversidade genética e mapeamento de genes de resistência.

Romeu Afonso de Souza Kiihl, Tropical Melhoramento e Genética Ltda.

Romeu Afonso de Souza Kiihl possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1965) , mestrado em Melhoramento Vegetal pela Mississippi State University (1968) e doutorado em Agronomia Vegetal pela Mississippi State University (1976) . Atualmente é Pesquisador do Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e Pesquisador da Tmg Tropical Melhoramento e Genética Ltda. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fotoperiodismo, SOJA, Mosaico.

Éberson Sanches Calvo, Tropical Melhoramento e Genética Ltda.

Eberson Sanches Calvo possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985) , especialização em Ciências Biológicas (Bioquimica) pelo Centro de Biotecnologia (1988) , mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1989) e doutorado em Ph d Genética pela Iowa State University (1995) . Atualmente é Diretor Superintendente da Tropical Melhoramento e Genética Ltda. Tem experiência na área de Genética , com ênfase em Genética Vegetal.

Antonio Orlando Di Mauro, Universidade Estadual Paulista

Antonio Orlando Di Mauro, Engenheiro Agrônomo formado em julho de 1979 pela FCAV-Campus de Jaboticabal, concluiu o doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa em 1990. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Orientou mais de 20 dissertações de mestrado e co-orientou 3, orientou mais de 15 teses de doutorado e co-orientou 3. Também orientou mais de 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Agronomia. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Entre 1993 e 2002 coordenou 8 projetos de pesquisa; atualmente coordena 6. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento. Foi vice-coordenador e coordenador do curso de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas por duas vezes, conseguindo elevar o conceito do curso de 3 para 5, segundo a classificação da Capes. Também foi vice-chefe do departamento e chefe do Departamento de Produção Vegetal, da Unesp Campus de Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2009-01-06

Como Citar

Costa, M. M., Unêda-Trevisoli, S. H., Pinheiro, J. B., Kiihl, R. A. de S., Calvo, Éberson S., & Di Mauro, A. O. (2009). Marcadores RAPD para detecção de resistência à ferrugem-asiática-da-soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(12), 1733–1739. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.932

Edição

Seção

GENÉTICA