Teor de óleo no pinhão manso em função de lâminas de água residuária

Autores

  • Antonio Evami Cavalcante Sousa UFCG
  • Hans Raj Gheyi UFCG
  • Frederico Antonio Loureiro Soares UFCG
  • Everaldo Paulo de Medeiros CNPA-EMBRAPA
  • Elka Costa Santos Nascimento UFCG

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9379

Palavras-chave:

Jatropha curcas, estresse hídrico, produtividade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a influência de lâminas de irrigação com água residuária e duas doses de fósforo sobre a produtividade e o teor de óleo de sementes de pinhão manso. Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2, com quatro repetições com uma planta por parcela. Os tratamentos foram compostos pela combinação de cinco níveis de reposição hídrica (0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e 1,25 do consumo das plantas) e duas doses de P2O5 (135 e 200 g por planta) por ano. A produtividade e o teor de óleo das sementes de pinhão manso foram afetados positiva e significativamente pelo nível de reposição hídrica, enquanto as doses de fósforo não tiveram nenhuma influência.

Biografia do Autor

Antonio Evami Cavalcante Sousa, UFCG

Possui graduação em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2003) e mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é aluno do curso de Pós-graduação (doutorado) em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) da UFCG - Campina Grande - PB. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação localizada/ ferirrrigação, manejo de irrigação e métodos de avaliação de sistemas de irrigação.

Frederico Antonio Loureiro Soares, UFCG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) . Atualmente é Bolsista de PRPD da Universidade Federal de Campina Grande, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental e Revisor de periódico da Revista brasileira de agricultura irrigada. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Nível salino, Macronutrientes, micronutrientes, matéria seca.

Everaldo Paulo de Medeiros, CNPA-EMBRAPA

É doutor em Química Analítica (UFPB, 2004) e Bacharel em Química Industrial (UFPB, 1999). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Algodão. Atua como docente permanente do Mestrado em Ciências Agrárias (EMBRAPA/ UEPB) e também como colaborador do programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola (UFCG). Ministra a disciplina de Química Analítica Instrumental nos cursos de Química da UEPB. Em sua produção consta a publicação de 8 artigos em periódicos especializados e mais de 50 trabalhos em anais de eventos. Participou de 8 eventos no Brasil. Recebeu 2 prêmios. Atua na área de Química, com ênfase em Processos Agroenergéticos, Métodos Analíticos, Instrumentação e Processos de Automação em Química Analítica. Os termos mais freqüentes em sua produção científica são: Espectrofotometria, Eletroanalítica, Análise por Injeção em Fluxo, Análise em Fluxo-Batelada, Resíduos Agroindustriais, Quimissorção e Adsorção.

Elka Costa Santos Nascimento, UFCG

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba (2007) . Atualmente é Livre da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola.

Downloads

Publicado

2011-03-23

Como Citar

Sousa, A. E. C., Gheyi, H. R., Soares, F. A. L., de Medeiros, E. P., & Nascimento, E. C. S. (2011). Teor de óleo no pinhão manso em função de lâminas de água residuária. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 46(1), 108–111. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9379

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS