Adaptação de cultivares de antúrio como flor de corte em área subtropical

Autores

  • Adriane Marinho de Assis Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Lilian Keiko Unemoto Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Ricardo Tadeu de Faria Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Deonísio Destro Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Lúcia Sadayo Assari Takahashi Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Sérgio Ruffo Roberto Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Sandra Helena Prudêncio Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR
  • Antonio Fernando Caetano Tombolato Intituo Agronômico de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9458

Palavras-chave:

Anthurium andraeanum, planta ornamental, flores tropicais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptação de cultivares de antúrio como flor de corte em área subtropical, localizada no norte do estado do Paraná. As cultivares Apalai, Ianomami, Kinã, nK 102, Parakanã, Rubi e Terena foram cultivadas em viveiro com 80% de sombreamento. Foram avaliados o número de folhas e inflorescências, comprimento da haste floral, comprimento e largura das inflorescências e comprimento da espádice. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis repetições e cinco plantas por parcela. Durante os 18 meses de cultivo, a cultivar Parakanã produziu 11 inflorescências por planta, enquanto as demais produziram de sete a nove inflorescências por planta. O número de folhas produzidas por planta foi: 'Ianomami', 25; 'Parakanã', 20; 'Apalai' e 'Terena', 15; 'Kinã' e 'Rubi', 11; e ‘nK 102’, nove. As cultivares Apalai, nK 102, Parakanã e Rubi são as mais indicadas como flores de corte; a cultivar Ianomami não é recomendada como flor de corte nessa região. 

Biografia do Autor

Adriane Marinho de Assis, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- Faculdades Luiz Meneghel (1994), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Fitotecnia pela Universidade Estadual de Londrina (conceito 5 pela CAPES). Bolsista CNPq, de 2005 a 2008. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós- Doutorado (PNPD), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participando de pesquisas na área de Fitotecnia (Floricultura, Paisagismo e Propagação de Plantas Ornamentais e Frutíferas).

Lilian Keiko Unemoto, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Doutorado em Agronomia (Conceito CAPES. Mestrado em Agronomia.

Atuação nos seguintes temas: cultura de tecidos, Floricultura, propagação de plantas ornamentais (Orchidaceae), produção de plantas tropicais e estudos pós colheita de plantas tropicais.

Ricardo Tadeu de Faria, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1987), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou o pos-doutorado na Universidade de La Laguna, Espanha (2003) e na University of Florida, Estados Unidos (2007-2008). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Floricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de tecidos, manejo, melhoramento genético, orquidea e flores tropicais.

Deonísio Destro, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1983), doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-Doutorado em Genética e Melhoramento de Soja pela Universidade de Minnesota. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. É bolsista PQ desde 1992. É assessor "Ad Hoc" dos seguintes periódicos: Euphytica (Wageningen) , - Brazilian Archives of Biology and Technology , - Pesquisa Agropecuária Brasileira , - Genetics and Molecular Biology , - Bragantia (São Paulo) , - Revista Ceres , - Scientia Agricola (0103-9016), - Acta Scientiarum. Agronomy , - Scientia Agraria (UFPR) , - Bioscience Journal (UFU) e - Revista Brasileira de Agrociência . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: soja - genética, soja-melhoramento genético e soja - alimento.

Lúcia Sadayo Assari Takahashi, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (1978), mestrado em Agronomia Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora do curso de Agronomia desde 1981 e atualmente professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Colegiado do Curso de Agronomia entre 1992 e 1995 e entre 1998 e 2001, vice coordenadora do Colegiado do Curso de Agronomia em 2002/2003 e 2008/2009 e chefe do Departamento de Agronomia entre 1996 e 1997. Membro do Conselho Editorial da Editora da UEL entre 1997 e 2001. Membro do Conselho Universitário e Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UEL entre 1992 e 1995 e 1998 e 2001. Paraninfa/nome de turma dos formandos do curso de Agronomia da UEL das turmas de 1993, 1994, 1996, 1997 e 2006. Consultora ad hoc das revistas Horticultura Brasileira, Acta Scientiarum (UEM), Semina Ciências Agrárias, Ensaios Ciência (UNIDERP), Ciência Rural, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Ceres. Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, feijão-vagem, pitaya, qualidade, seleção e qualidade. Participa dos grupos de pesquisa da UEL responsáveis pelo lançamento de duas cultivares de feijão vagem e três cultivares de Dendrobium nobile (orquideas)

Sérgio Ruffo Roberto, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Agronomia (1990), Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista, e Pós-Doutorado pelo U.S. Horticultural Research Laboratory - USDA, Estados Unidos (1999). Possui Especialização em Citricultura pela Universidade Estadual Paulista (1991), Especialização em Recursos Fitogenéticos pela Universidad Politecnia de Madrid, Espanha (1992) e Especialização em Viticultura e Enologia pela Universidad de Cádiz, Espanha (2006). Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2002, é Professor Associado na Área de Fruticultura na Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de Manejo e Tratos Culturais, Ecofisiologia, Propagação de Plantas Frutíferas e Viticultura e Enologia. Ministra a disciplina "Fruticultura II" no Curso de Graduação em Agronomia e "Tecnologia da Produção de Frutas" e "Propagação de Plantas" no Programa de Pós-Graduação em Agronomia. É orientador de alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, sócio da Sociedade Brasileira de Fruticultura e da Associação Brasileira de Enologia.

Sandra Helena Prudêncio, Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1980), Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1985) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1990). Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1991, atualmente na classe Associado C. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em química, bioquímica, propriedades funcionais e análise sensorial de alimentos e de matérias primas alimentares. Publicação de 33 artigos completos em periódicos, 1 capítulo de livro e 66 trabalhos em anais de eventos. Orientação concluída de 11 dissertações de Mestrado e 4 teses de Doutorado.

Antonio Fernando Caetano Tombolato, Intituo Agronômico de Campinas

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Estudos Aprofundados Em Biologia Vegetal pela Universite de Bordeaux II (1981) , doutorado em Engenheiro Em Biologia e Fisiologia Vegetais pela Universite de Bordeaux II (1984) e pós-doutorado pelo Istituto Sperimentale Per La Floricoltura (1992) . Atualmente é PESQUISADOR CIENTIFICO VI do Instituto Agronômico de Campinas, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Revisor de periódico da Acta Horticulturae, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Revisor de periódico da Plant Cell Culture & Micropropagation e Revisor de periódico da Revista Plasticultura. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Floricultura, Parques e Jardins. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia, Meristema, Pessegueiro.

Downloads

Publicado

2011-05-20

Como Citar

Marinho de Assis, A., Keiko Unemoto, L., de Faria, R. T., Destro, D., Sadayo Assari Takahashi, L., Ruffo Roberto, S., … Caetano Tombolato, A. F. (2011). Adaptação de cultivares de antúrio como flor de corte em área subtropical. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 46(2), 161–166. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9458

Edição

Seção

FLORICULTURA