Transferência de tecnologia e inovação (TT&I) pela Embrapa: uma proposta disruptiva

Autores

  • José Luiz Bellini Leite Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26356

Palavras-chave:

assistência técnica continuada, cadeias produtivas, computação nas nuvens, instituições de P&D

Resumo

As atividades de comunicação que suportaram, em passado recente, o processo de transferência de tecnologia (TT) na Embrapa não parecem manter nível adequado de eficiência e efetividade. As mudanças em elevada velocidade que vêm acontecendo nas cadeias produtivas, o acirramento em nível mundial da concorrência e a disponibilização de tecnologias mais complexas e sofisticadas estão requerendo mudanças no modus operandi da transferência de tecnologia das instituições de pesquisa e desenvolvimento. Neste ensaio são apresentados conceitos e ferramentas capazes de auxiliar as instituições a rearranjar a estrutura e proceder a uma reengenharia dos processos de TT que facilite, aumente o alcance e agilize o processo de inovação tecnológica nas diferentes cadeias produtivas. Baseada na tecnologia de cloud computing e na assistência técnica continuada, sugere-se a criação de redes de inovação de caráter nacional, com clusters por cadeias produtivas.

Biografia do Autor

José Luiz Bellini Leite, Embrapa

José Luiz Bellini Leite é graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1984), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (1986) e Ph.D em Economia Rural pela Oklahoma State University (2000). Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), desde fevereiro de 1990, sediado na Embrapa Gado de Leite. Foi professor titular de Economia e Comércio Internacional e coordenador do curso de Administração Pública e do curso de Marketing da Universidade Presidente Antônio Carlos. Foi Representante Legal e Coordenador Geral do Programa de Transferência de Tecnologia da Embrapa em Moçambique. Atuou como Coordenador Técnico na Embrapa Africa (Accra - Capital de Gana), contabilizando cinco anos de experiência na área de Cooperação Técnica Internacional da Embrapa (Secretaria de Relações Internacionais – SRI). Recebeu a Comenda da Ordem do Rio Brando do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por serviços prestados ao País. Seus estudos incluem economia da produção de leite, comércio internacional, administração pública e modelos para inovação tecnológica. Desenvolve trabalhos em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente no agronegócio do leite e agricultura familiar. Sua experiência inclui Cooperação técnica internacional, Economia Agrícola, Comércio Internacional, Administração Pública e gestão do processo de inovação tecnológica. Possui mais de 100 artigos técnicos e científicos (http://lattes.cnpq.br/0536373034235824)

Downloads

Publicado

2019-04-22

Como Citar

Leite, J. L. B. (2019). Transferência de tecnologia e inovação (TT&I) pela Embrapa: uma proposta disruptiva. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 36(1), e26356. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26356

Edição

Seção

Artigos