Dimensões da competitividade que podem influenciar o desempenho de exportações de carne bovina dos países
Palabras clave:
cadeia produtiva da carne bovina, competitividade internacional, vantagem competitiva das nações, visão baseada em recursosResumen
As exportações crescem em razão de mudanças globais, que impactarão o mercado de carne bovina. As decisões estratégicas relacionadas às exportações baseiam-se principalmente nos recursos internos e nas forças externas às empresas. O objetivo deste artigo foi mapear variáveis e propor dimensões que representem competitividade, recursos e capacidades de cadeias produtivas mundiais exportadoras de carne bovina com potencial de influenciar o desempenho de exportações. Foram utilizadas duas amostras dos principais países exportadores, referentes a dois períodos distintos: 2009 a 2013 e 2014 a 2018. Foram levantadas variáveis e bancos de dados internacionais. Análises estatísticas fatoriais exploratórias foram feitas. Como principais resultados, apresentam-se os recursos e capacidades das cadeias produtivas com potencial de interferir no desempenho de exportação, os quais são associados à produtividade: peso médio de carcaças, número de abates e produção de carne bovina. Também foram definidos aspectos externos associados à competitividade dos países com potencial de afetar o desempenho de exportação: instituições; desenvolvimento do mercado financeiro; ensino superior e formação; eficiência do mercado de trabalho; eficiência do mercado de bens; sofisticação nos negócios; e inovação em P&D. Ao final, foram apresentadas contribuições teóricas e metodológicas, implicações gerenciais, limitações e sugestões para trabalhos futuros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.
