Fatores sociodemográficos associados à alteração do consumo de café como bebida durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27235Palavras-chave:
consumidor, marketing sensorial, perfil socioeconômicoResumo
O Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. A pandemia da COVID-19 alterou o consumo dos alimentos, entre os quais o café. O objetivo deste estudo foi compreender o consumo de café como bebida (independentemente da forma de preparo) pelos brasileiros, durante a pandemia, e contribuir com o levantamento de características sociais que influenciaram o comportamento dos consumidores naquele período. Realizou-se uma pesquisa online com 841 respondentes, no período de março a agosto de 2022. Foi possível verificar que a pandemia da COVID-19 desencadeou uma alteração de comportamento e, consequentemente, do consumo de café. Encontraram-se efeitos significativos das variáveis idade, região e escolaridade sobre o consumo da bebida na pandemia (p<0,05). Para que a indústria cafeeira e os produtores rurais possam gerar estratégias de marketing, observou-se que é necessário compreender que o aumento do consumo de café como bebida está associado a fatores sociais e vai além dos atributos sensoriais. Como resultado desta pesquisa, um perfil de consumidor foi levantado, o qual pode vir a contribuir para o direcionamento das estratégias de marketing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.