Fatores sociodemográficos associados à alteração do consumo de café como bebida durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

Autores

  • Camila Aparecida Lessa Soares Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
  • Ludmylla Tamara Crepalde Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA. Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil, Departamento de Administração e Contabilidade.
  • Suzana Maria Della Lucia Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa, Professor Associado IV, Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo, ES.
  • Valéria Paula Rodrigues Minim Pós-Doutorado em Análise Sensorial de Vinhos pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, professor titular do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa, MG.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27235

Palavras-chave:

consumidor, marketing sensorial, perfil socioeconômico

Resumo

O Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. A pandemia da COVID-19 alterou o consumo dos alimentos, entre os quais o café. O objetivo deste estudo foi compreender o consumo de café como bebida (independentemente da forma de preparo) pelos brasileiros, durante a pandemia, e contribuir com o levantamento de características sociais que influenciaram o comportamento dos consumidores naquele período. Realizou-se uma pesquisa online com 841 respondentes, no período de março a agosto de 2022. Foi possível verificar que a pandemia da COVID-19 desencadeou uma alteração de comportamento e, consequentemente, do consumo de café. Encontraram-se efeitos significativos das variáveis idade, região e escolaridade sobre o consumo da bebida na pandemia (p<0,05). Para que a indústria cafeeira e os produtores rurais possam gerar estratégias de marketing, observou-se que é necessário compreender que o aumento do consumo de café como bebida está associado a fatores sociais e vai além dos atributos sensoriais. Como resultado desta pesquisa, um perfil de consumidor foi levantado, o qual pode vir a contribuir para o direcionamento das estratégias de marketing.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Soares, C. A. L., Crepalde, L. T., Ferreira, M. A. M., Della Lucia, S. M., & Minim, V. P. R. (2023). Fatores sociodemográficos associados à alteração do consumo de café como bebida durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27235. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27235