Fundos de commodities, progresso tecnológico e desenvolvimento regional endógeno: avaliação do Programa de Incentivo ao Algodão em Mato Grosso

Autores

  • Jaim José da Silva Junior Economista, doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professor adjunto 2 da Universidade de Brasília, Brasília, DF.
  • Bruno César Brito Miyamoto Administrador, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas, professor EBTT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Feliz, RS.
  • Roney Fraga Souza Economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas, professor adjunto 3 da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.
  • Luis Abel da Silva Filho Economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas, professor adjunto J, da Universidade Regional do Cariri, Crato, CE.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27257

Palavras-chave:

cotonicultura, desenvolvimento regional endógeno, mão de obra, Proalmat

Resumo

Fundos de commodities são arranjos institucionais amplamente adotados em setores agropecuários. Eles possibilitam o financiamento endógeno de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a agregação de valor em produtos agropecuários. O objetivo do presente artigo foi analisar o papel que os investimentos financiados com recursos do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat) exerceu no progresso tecnológico da cotonicultura e no desenvolvimento regional, em municípios desse estado. Avaliamos o possível impacto do aporte de recursos do Proalmat sobre a qualificação da mão de obra municipal, empregada em atividades ligadas à cotonicultura no período 2006–2019. Os resultados mostram que o fundo do algodão afetou positivamente os vínculos empregatícios municipais de trabalhadores, nos níveis médio e superior de instrução.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

da Silva Junior, J. J., Miyamoto, B. C. B., Souza, R. F., & da Silva Filho, L. A. (2023). Fundos de commodities, progresso tecnológico e desenvolvimento regional endógeno: avaliação do Programa de Incentivo ao Algodão em Mato Grosso. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27257. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27257

Edição

Seção

CT&I: transformação e moto