Fundos de commodities, progresso tecnológico e desenvolvimento regional endógeno: avaliação do Programa de Incentivo ao Algodão em Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27257Palabras clave:
cotonicultura, desenvolvimento regional endógeno, mão de obra, ProalmatResumen
Fundos de commodities são arranjos institucionais amplamente adotados em setores agropecuários. Eles possibilitam o financiamento endógeno de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a agregação de valor em produtos agropecuários. O objetivo do presente artigo foi analisar o papel que os investimentos financiados com recursos do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat) exerceu no progresso tecnológico da cotonicultura e no desenvolvimento regional, em municípios desse estado. Avaliamos o possível impacto do aporte de recursos do Proalmat sobre a qualificação da mão de obra municipal, empregada em atividades ligadas à cotonicultura no período 2006–2019. Os resultados mostram que o fundo do algodão afetou positivamente os vínculos empregatícios municipais de trabalhadores, nos níveis médio e superior de instrução.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Após a publicação do trabalho, os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado (por exemplo: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, criar links em páginas eletrônicas, etc.), desde que mencionada a autoria e publicação inicial nesta revista.