Estratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar: a experiência no estado do Tocantins

Autores/as

  • Diego Neves de Sousa Bacharel em Gestão de Cooperativas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO.
  • Hellen Christina de Almeida Kato Médica-veterinária, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO.
  • Paulo André Niederle Engenheiro-agrônomo, doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento de Sociologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.
  • Alexandre Aires de Freitas Engenheiro-agrônomo, mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem), chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO.
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Graduado em Gestão de Cooperativas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26450

Palabras clave:

desenvolvimento rural, mercados institucionais, pescadores artesanais, políticas públicas, segurança alimentar e nutricional

Resumen

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associações de aquicultores familiares. A construção das estratégias de comercialização foi desenvolvida baseada na contribuição das especificidades de cada instituição que atua no projeto e de demandas advindas da agricultura familiar para a inserção do pescado por meio de políticas públicas. Os resultados apontam que as estratégias propostas podem servir como benchmarking para que outras realidades tenham alternativas de comercialização, principalmente no contexto dos mercados institucionais.

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

Sousa, D. N. de, Kato, H. C. de A., Niederle, P. A., Freitas, A. A. de, & Milagres, C. S. F. (2019). Estratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar: a experiência no estado do Tocantins. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 36(2), e26450. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26450

Número

Sección

Artigos