Consumo de nutrientes e desempenho de ovinos alimentados com dietas à base de cana-de-açúcar hidrolisada

Autores

  • Acyr Wanderley de Paula Freitas Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Fernanda Cipriano Rocha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Augusto Zonta Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Jailson Lara Fagundes Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Ricardo da Fonseca Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Márcia Cristina de Mello Zonta Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Fernanda Lopes Macedo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1136

Palavras-chave:

<i>Saccharum</i>, hidrólise, ruminantes, tratamento alcalino

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de nutrientes e o desempenho de ovinos alimentados com dietas à base de cana-de-açúcar in natura ou hidrolisada. Foram avaliados 18 ovinos, com aproximadamente 22±2,4 kg de peso vivo, distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, com 6 repetições, e o peso dos animais foi utilizado como critério para sua distribuição nos blocos. Os animais receberam dietas completas com 50% de volumoso (cana-de-açúcar in natura, tratada com 0,5 e com 0,9% de cal), e 50% de concentrado. As dietas foram formuladas de forma a atender às exigências de manutenção dos animais e os ganhos de 150 g por dia. As variáveis foram: o consumo e a digestibilidade dos nutrientes e o ganho em peso dos animais. A adição do hidróxido de cálcio aumentou a digestibilidade da fibra em detergente neutro. Não foi observada alteração no consumo de nutrientes ou melhora no ganho em peso dos animais alimentados com cana-de-açúcar, tratada com hidróxido de cálcio, a 0,5 e 0,9%, em comparação à cana-de-açúcar in natura. A cana-de-açúcar com adição hidróxido de cálcio pode ser fornecida após 24 horas de armazenamento, sem prejuízo do desempenho dos animais.

Biografia do Autor

Acyr Wanderley de Paula Freitas, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é Pesquisador Científico II da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de ruminantes, ovinos, cana hidrolisada, consumo e amônia.

Fernanda Cipriano Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005) . Atualmente é professor titular da Faculdades Adamantinenses Integradas, Professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Membro de corpo editorial do Formação e Informação em Zootecnia, Membro de corpo editorial da Boletim Científico do Curso de Medicina Veterinária da FAI, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal e Revisor de periódico do Formação e Informação em Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: digestibilidade.

Augusto Zonta, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é Pesquisador Científico I da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais.

Jailson Lara Fagundes, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é pesquisador cientifico IV da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: pennisetum purpureum, pastejo, pastagem, brachiaria decumbens e categoria de perfilhos.

Ricardo da Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Concluiu o doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa em 2003. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publicou 8 artigos em periódicos especializados e 25 trabalhos em anais de eventos. Participou de 24 eventos no Brasil. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em genética 3 melhoramento dos animais domésticos. Em suas atividades profissionais interagiu em suas atividades profissionais interagiu com 60 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico-cultural são: melhoramento animal, análise multivariada, avaliação genética, genética, produção animal, divergência genética, marcadores moleculares, suínos, frangos de corte e software-livre.

Downloads

Publicado

2008-12-11

Como Citar

Freitas, A. W. de P., Rocha, F. C., Zonta, A., Fagundes, J. L., Fonseca, R. da, Zonta, M. C. de M., & Macedo, F. L. (2008). Consumo de nutrientes e desempenho de ovinos alimentados com dietas à base de cana-de-açúcar hidrolisada. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(11), 1569–1574. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1136

Edição

Seção

NUTRIÇÃO ANIMAL