Rastreabilidade de subprodutos de origem animal em dietas com levedura e trigo para frangos

Autores

  • Rosana Gottmann Universidade Estadual Paulista
  • Antonio Celso Pezzato Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Ducatti Universidade Estadual Paulista
  • Juliana Célia Denadai Universidade Estadual Paulista
  • Cleusa Móri Universidade Estadual Paulista
  • Mariela Akie Okino Mituo Universidade Estadual Paulista
  • José Roberto Sartori Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1207

Palavras-chave:

Gallus gallus, carbono‑13, certificação, farinha de carne e ossos, farinha de vísceras, nitrogênio‑15

Resumo

O objetivo deste trabalho foi rastrear a inclussão de farinhas de origem animal em rações para frango de corte com ou sem levedura de cana-de-açúcar e farelo de trigo, por meio da análise do músculo peitoral das aves pelas técnicas dos isótopos estáveis de carbono e nitrogênio. Foram utilizados 210 pintos machos
(Cobb), com um dia de idade, distribuídos aleatoriamente em sete tratamentos de 30 aves cada, tendo sido um tratamento controle (dieta vegetal) e seis com inclusão de farinha de carne e ossos bovina ou farinha de vísceras de aves na dieta, com ou sem levedura de cana-de-açúcar e farelo de trigo. Aos 42 dias de idade, foram abatidas quatro aves, por tratamento, escolhidas ao acaso, cujo músculo peitoral foi retirado para análise da razão isotópica. Os resultados obtidos foram submetidos à análise multivariada. Os tratamentos experimentais diferiram do tratamento controle, e foi identificada a inclusão de farinha de origem animal, pelas técnicas dos isótopos estáveis, mesmo com inclusão de levedura ou farelo de trigo na dieta.

Biografia do Autor

Rosana Gottmann, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) . Atualmente é Estudante de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zootecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: carbono-13, certificação, ingrediente de origem animal, nitrogênio-15.

Antonio Celso Pezzato, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciências Agronômicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1971) , mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) . Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR - MS III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Farelo de Guandu, Frango de corte, Processamento Termico.

Carlos Ducatti, Universidade Estadual Paulista

Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP (1973). Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP (1978). Doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, USP (1985). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Supervisor do Centro de Isótopos Estáveis Ambientais, no uso aplicativo dos isótopos estáveis dos elementos químicos CHON S, em área de 304m2.

Juliana Célia Denadai, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: carbono-13, isótopos estáveis, plantas C3 e C4, rastreabilidade e farinha de origem animal.

Cleusa Móri, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) . Atualmente é Revisor de periódico da Ciência Rural. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: rastreabilidade, codornas de corte, subprodutos de origem animal.

Mariela Akie Okino Mituo, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente cursa Mestrado em Nutrição de Aves na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Frangos de Corte, desempenho, utilização da técnica dos isótopos estáveis.

José Roberto Sartori, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FMVZ, Botucatu (1986), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FMVZ, Botucatu (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCAV, Jaboticabal (2000). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FMVZ, Botucatu, Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Bioclimatologia e Nutrição Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: frangos de corte, nutrição de não ruminantes, bioclimatologia e crescimento muscular.

Downloads

Publicado

2009-01-06

Como Citar

Gottmann, R., Pezzato, A. C., Ducatti, C., Denadai, J. C., Móri, C., Mituo, M. A. O., & Sartori, J. R. (2009). Rastreabilidade de subprodutos de origem animal em dietas com levedura e trigo para frangos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(12), 1641–1647. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.1207

Edição

Seção

AVICULTURA