Crescimento e produtividade de nogueira‑macadâmia em consórcio com cafeeiro arábica irrigado

Autores

  • Marcos José Perdoná Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Centro Leste/SAA
  • Adriana Novais Martins APTA Regional Centro Oeste/SAA
  • Eduardo Suguino Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Centro Leste/SAA
  • Rogério Peres Soratto Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Campus de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12759

Palavras-chave:

Coffea arabica, Macadamia integrifolia, consorciação, noz, porte de planta

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produtividade de cultivares de nogueira‑macadâmia (Macadamia integrifolia), em sistema de cultivo consorciado com café (Coffea arabica) irrigado. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente ao acaso, com dez repetições. Seis cultivares de macadâmia foram utilizadas, das quais três nacionais (IAC 4‑12B, IAC 4‑20 e IAC 9‑20) e três havaianas (HAES 344, HAES 660 e HAES 816). Nos quatro primeiros anos de produção, foram feitas avaliações de: altura de planta, diâmetro de copa e de tronco, número de nozes por planta, peso médio de noz, peso médio de amêndoa, produção de nozes por planta, taxa de recuperação e produção de amêndoas por planta. As cultivares nacionais apresentaram menor crescimento em altura, com destaque para IAC 4‑20, porém, com copas de maior diâmetro. As cultivares nacionais são mais produtivas, com destaque para a IAC 4‑12B.

Biografia do Autor

Marcos José Perdoná, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Centro Leste/SAA

Doutorando em Agronomia pela FCA-Unesp- Botucatu, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina - PR, Brasil (1994), trabalhou na iniciativa privada no estado de Minas Gerais com a cultura de café. Como extensionista trabalhou por 14 anos com as culturas de café, cana-de-açúcar e piscicultura, sendo fundador das Associações: Associcor e Unicafé. Atualmente, pesquisador da APTA - Polo de Ribeirão Preto na área de fitotecnia com os temas: nutrição de plantas, sistemas agroflorestais, consorciação das culturas café e macadâmia, ocupando os cargos de diretor técnico da Associação Brasileira de Macadâmia e Presidente do Gtec Café do Centro-Oeste Paulista.

Adriana Novais Martins, APTA Regional Centro Oeste/SAA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisadora científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Fitotecnia de Culturas Perenes, atuando principalmente nos seguintes temas: café, seringueira, fruticultura (banana).

Eduardo Suguino, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Centro Leste/SAA

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (1993), obteve o título de mestre em 2002, e o de doutor em 2006, ambos pela Universidade de São Paulo, sendo a Fitotecnia a área de concentração. Trabalhou na iniciativa privada nos estados de SP, MS, MT e GO. Atualmente é pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios na cidade de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Propagação de Plantas, Produção de Mudas e Substratos, atuando principalmente com propagação de plantas frutíferas nativas e exóticas, medicinais e aromáticas além das plantas perenes oleaginosas. Em 2008 iniciou trabalhos voltados ao plantio de hortaliças no sistema de plantio direto em área com palhada de espécies vegetais utilizadas em adubação verde. Em 2010, iniciou pós-doutoramento Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, na área de plantas medicinais, estudando a carqueja e seus compostos voláteis.

Rogério Peres Soratto, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Campus de Botucatu

Possui graduação em Agronomia (1999) e mestrado em Agronomia [Sistemas de Produção] (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Ilha Solteira, e doutorado em Agronomia [Agricultura] (2005) pela Faculdade de Ciências Agronomicas da UNESP, campus de Botucatu. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, campus de Botucatu. Realiza pesquisas com ênfase em grandes culturas, nas áreas de: fitotecnia, manejo e tratos culturais, manejo da adubação, nitrogênio, calagem e gessagem, fósforo, sistema plantio direto e sistemas de produção agrícola.

Downloads

Publicado

2012-12-17

Como Citar

Perdoná, M. J., Martins, A. N., Suguino, E., & Soratto, R. P. (2012). Crescimento e produtividade de nogueira‑macadâmia em consórcio com cafeeiro arábica irrigado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(11), 1613–1620. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12759

Edição

Seção

FRUTICULTURA