Cordeiros desmamados de diferentes tamanhos de ninhada submetidos a sistemas de alimentação contrastantes em pastagens tropicais

Autores

  • Andressa Miranda Madruga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Cesar Henrique Espírito Candal Poli Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Jalise Fabíola Tontini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Leonardo Deiss Ohio State University, School of Environment and Natural Resources, Columbus, OH, EUA.
  • Gladis Ferreira Correa Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS, Brazil.
  • Neuza Maria Fajardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Viviane da Silva Hampel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Mariana de Souza Farias Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Paul Richard Kenyon Massey University, School of Agriculture and Environment, Palmerston North, New Zealand.
  • José Carlos Ferrugem Moraes Embrapa Pecuária Sul, Bagé, RS, Brazil.

Palavras-chave:

Cajanus cajan, Megathyrsus maximus, prolificidade, suplementação, pastagens tropicais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho e o comportamento ingestivo de cordeiros de partos simples e gemelar após o desmame em diferentes sistemas alimentares em pastagem tropical. Os estudos foram realizados com machos castrados e desmamados de cordeiros Texel x Corriedale ao longo de três anos. No primeiro ano, os tratamentos foram: capim; capim e suplementação com concentrado (1,5% ou 2,5% do peso vivo); capim e pastejo controlado de leguminosa. Nos segundo e terceiro anos, os tratamentos foram: ou gramínea ou leguminosa; misto, ou seja, área contígua de gramínea e leguminosa. Em sistema de pastagem tropical, cordeiros gêmeos alimentados com altos níveis de concentrado podem ganhar mais peso vivo que cordeiros de parto simples, apresentando crescimento compensatório e atingindo o peso vivo dos de parto simples. O tamanho da ninhada de ovinos não afeta o comportamento de pastejo dos cordeiros desmamados nos diferentes sistemas de alimentação em pastagens tropicais. O uso de suplementação concentrada altera o comportamento ingestivo dos cordeiros, reduzindo o tempo de pastejo e aumentando o tempo de ócio. O feijão-guandu, em monocultura ou associado ao capim, pode ser uma importante fonte de nutrientes para cordeiros; entretanto, não é suficiente para garantir o mesmo desempenho de cordeiros gêmeos e cordeiros de parto único.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Miranda Madruga, A., Candal Poli, C. H. E., Tontini, J. F., Deiss, L., Ferreira Correa, G., Fajardo, N. M., … Ferrugem Moraes, J. C. (2025). Cordeiros desmamados de diferentes tamanhos de ninhada submetidos a sistemas de alimentação contrastantes em pastagens tropicais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, e03710. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/27996