Acúmulo e efeitos fitotóxicos do flúor em folhas de boldo-gambá e capim-cidreira utilizadas para chás

Autores

  • Naiara Viana Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Aristéa Alves Azevedo Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Francisco Sant'Anna-Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.7903

Palavras-chave:

Cymbopogon citratus, Plectranthus neochilus, alterações estruturais, anatomia foliar, micromorfologia, plantas medicinais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de acúmulo de fluoreto em folhas de boldo-gambá (Plectranthus neochilus) e capim-cidreira (Cymbopogon citratus), determinar o percentual de liberação do poluente por meio da infusão e caracterizar, visual e microscopicamente, os danos foliares causados pelo poluente. Mudas das duas espécies foram submetidas a nevoeiro simulado com fluoreto de potássio. O acúmulo de fluoreto na matéria seca foi mensurado com eletrodo específico em folhas lavadas e não lavadas, infundidas e não infundidas. O percentual de flúor disponibilizado nos chás foi superior para capim-cidreira, embora essa espécie apresente acúmulo de flúor menor que o boldo-gambá. Não foram observados sintomas visuais nas folhas das espécies estudadas, mas ao microscópio eletrônico de varredura, constatou-se a alteração da turgidez das células epidérmicas, ruptura da cutícula e deformação de estômatos e tricomas. O elevado teor de fluoreto nas folhas de C. citratus e P. neochilus e a ausência de sintomas visuais evidenciam que as espécies são tolerantes ao poluente. A lavagem das folhas em água é ineficiente para a remoção do flúor. O acúmulo e a liberação diferenciais de flúor estão relacionados às características morfoanatômicas das espécies analisadas.

Biografia do Autor

Naiara Viana Campos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e Licenciada em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Aluna de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal-UFV. Tem experiência na área de Anatomia Vegetal aplicada à poluição ambiental.

Aristéa Alves Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Viçosa, onde atua no Programa de Pós-graduação em Botânica orientando no Mestrado e Doutorado; membro de Câmara de Assessoramento (CRA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais(FAPEMIG). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando nos seguintes temas: diversidade estrutural em plantas vasculares, alterações estruturais em resposta a poluentes e anatomia aplicada à taxonomia.

Bruno Francisco Sant'Anna-Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiro Agrônomo e Doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cursou o Pós-Doutorado em Botânica na UFV atuando como Professor Voluntário do Departamento de Biologia Vegetal (UFV) ministrando aulas em disciplinas da graduação (BVE210 - Anatomia das Espermatófitas) e pós-graduação (BVE617-Métodos em Anatomia Vegetal). Atualmente é Professor de Botânica no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Anatomia Vegetal, com ênfase nos efeitos da chuva ácida e do flúor em espécies arbóreas tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioindicação, biomarcadores, flúor, chuva ácida e Anatomia Vegetal.

Downloads

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Campos, N. V., Azevedo, A. A., & Sant'Anna-Santos, B. F. (2011). Acúmulo e efeitos fitotóxicos do flúor em folhas de boldo-gambá e capim-cidreira utilizadas para chás. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 45(7), 646–653. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.7903

Edição

Seção

FISIOLOGIA VEGETAL