Quantificação da diversidade entre acessos de feijoeiro-comum com uso da estratégia Ward-MLM

Autores

  • Pablo Diego Silva Cabral Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Taís Cristina Bastos Soares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leandro Simões Azeredo Gonçalves Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Antonio Teixeira do Amaral Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Andreia Barcelos Passos Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosana Rodrigues
  • Frederico de Pina Matta Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8540

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, diversidade genética, caracterização de germoplasma, análise conjunta, marcadores moleculares, marcadores morfológicos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência de acessos de feijoeiro-comum por suas características agronômicas, morfológicas e moleculares, com base no procedimento Ward-MLM. Uma coleção de 57 acessos do banco de germoplasma da Universidade Federal do Espírito Santo foi utilizada neste estudo, dos quais: 31 acessos locais, pertencentes à comunidade Fortaleza, no Município de Muqui, ES; 20 acessos fornecidos pela Embrapa Trigo; e 6 cultivares comerciais. Foram avaliados cinco caracteres agronômicos (ciclo da planta, número de sementes por vagem, número de vagens por planta, peso de 100 grãos e produtividade de grãos), cinco caracteres morfológicos (hábito de crescimento, porte da planta, formato da semente, cor da semente e grupo comercial) e 16 iniciadores microssatélites. Detectou-se ampla variabilidade genética pelos dados morfológicos, agronômicos e moleculares nos 57 acessos de feijão. O procedimento Ward-MLM mostrou que cinco foi o número ideal de grupos, de acordo com os critérios do pseudo F e pseudo t2 . Os acessos de origem andina tiveram sementes mais pesadas do que os outros e ficaram em um mesmo grupo. O procedimento Ward-MLM é uma técnica útil para detectar divergência genética e agrupar genótipos pelo uso simultâneo de descritores morfológicos, agronômicos e moleculares.

Biografia do Autor

Pablo Diego Silva Cabral, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Taís Cristina Bastos Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Bioquímica Agrícola. pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, marcadores moleculares, mapeamento genético, QTLs e seleção assistida.

Leandro Simões Azeredo Gonçalves, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Antonio Teixeira do Amaral Júnior, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista do CNPq desde 2000, publicou 121 artigos em periódicos especializados, além de 131 trabalhos em anais de eventos. Possui 50 itens de produção técnica. Titulou 14 mestres (co-orientou 05, sendo 03 em outra IES pública), 05 doutores (co-orientou 12, sendo um em outra IES pública), 07 bolsistas de iniciação científica e 06 bolsistas de extensão. Supervisionou 01 Pós-doutorando e atualmente supervisiona 02.

Andreia Barcelos Passos Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Tem experiência na área de Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atualmente é profa adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de Biotecnologia Vegetal.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atualmente é profa adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de Biotecnologia Vegetal.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atualmente é profa adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de Biotecnologia Vegetal.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atualmente é profa adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de Biotecnologia Vegetal.

Tem experiência na área de Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais. Atualmente é profa adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de Biotecnologia Vegetal.

 

Frederico de Pina Matta, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético e marcadores moleculares.

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

Cabral, P. D. S., Soares, T. C. B., Gonçalves, L. S. A., do Amaral Júnior, A. T., Lima, A. B. P., Rodrigues, R., & Matta, F. de P. (2011). Quantificação da diversidade entre acessos de feijoeiro-comum com uso da estratégia Ward-MLM. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 45(10), 1124–1132. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2010.v45.8540

Edição

Seção

GENÉTICA