Simulação da dinâmica do carbono do solo numa microbacia rural pelo modelo Century

Autores

  • Fabíola Lopes UFRGS
  • Gustavo Henrique Merten Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS
  • João Mielniczuk UFRGS
  • Carlos Gustavo Tornquist UFRGS
  • Elisandra Solange Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.332

Palavras-chave:

<i>Nicotiana tabacum</i>, carbono orgânico do solo, geoprocessamento, sensoriamento remoto

Resumo

O objetivo deste trabalho foi combinar o modelo Century com técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, para avaliar a dinâmica espaço-temporal do carbono orgânico total do solo (COT). O estudo foi implementado numa microbacia rural, na encosta superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, RS, que apresentava inicialmente uma cobertura florestal que foi convertida para agricultura, ao longo de 80 anos. A calibração adequada do modelo, principalmente dos parâmetros relacionados à decomposição do COT, nos anos iniciais de exploração agrícola, foi fundamental para possibilitar a simulação coerente dos valores de COT. Em relação à distribuição espacial do COT, foi verificado que o maior impacto da agricultura, sobre o estoque original de COT, ocorreu nas áreas sob cultivo desde 1925, nas quais se constatou decréscimo de 58,2% do COT. Verificou-se que a integração do Century com um sistema de informações geográficas torna possível o estudo da dinâmica espaço-temporal do COT e a realização de inventários relativos à distribuição do COT.

Biografia do Autor

Fabíola Lopes, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) . Atualmente é Estudante Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Manejo e Conservação do solo e da água. Atuando principalmente nos seguintes temas: microbacia, floresta subtropical, modelo Century, sensoriamento remoto, simulação equilíbrio e geoprocessamento.

Gustavo Henrique Merten, Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Engenharia Hidráulica. Atuando principalmente nos seguintes temas: hidráulica do escoamento concentrado desagregação.

João Mielniczuk, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970) e doutorado em Soil Sciece pela University of Wisconsin - Madison (1973) . Atualmente é Professor Titular Aposentado/Colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: ARROZ IRRIGADO, SEMEADURA COM SEMENTE PRE-GERMINADA, IRRIGAÇÃO, PREPARO E SOLO.

Carlos Gustavo Tornquist, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Soil Science - Texas A&M University (1997), doutorado em Ciências do Solo - UFRGS (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da matéria orgânica, modelagem, aplicações de geoprocessamento e sensoriamento na Ciência do Solo, planejamento rural e ambiental. Ocasionalmente tem se envolvido com fertilidade do solo, manejo de pastagens e outros ecossistemas naturais e alterados pela atividade humana.

Elisandra Solange Oliveira, UFRGS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) . Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Efeito estufa, Modelo Daycent, Emissão de gases, Sistemas de Culturas.

Downloads

Publicado

2008-08-27

Como Citar

Lopes, F., Merten, G. H., Mielniczuk, J., Tornquist, C. G., & Oliveira, E. S. (2008). Simulação da dinâmica do carbono do solo numa microbacia rural pelo modelo Century. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(6), 745–753. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.332

Edição

Seção

SOLOS