Crescimento e produção de espécies forrageiras consorciadas com pinhão‑manso

Autores

  • João Alfredo Neto da Silva UFGD
  • Cristiano Márcio Alves de Souza UFGD
  • Cesar José da Silva Embrapa Agropecuária Oeste
  • Simone Priscila Bottega UFGD

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11650

Palavras-chave:

Jatropha curcas, capim‑massai, plantas de cobertura, tolerância ao sombreamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de matéria seca de espécies forrageiras consorciadas com pinhão‑manso (Jatropha curcas). O experimento foi realizado no Município de Dourados, MS, em delineamento de blocos ao acaso, em arranjo fatorial 7x2, com parcelas subdivididas no tempo. As espécies avaliadas foram: Stylosanthes spp.; Urochloa ruziziensis; U. ruziziensis + Stylosanthes spp.; U. humidicola; Megathyrsus maximus 'Massai'; Cajanus cajan; e Crotalaria spectabilis. O desempenho das espécies foi avaliado nos sistemas de cultivo solteiro e consorciado com pinhão‑manso. O pinhão‑manso foi plantado em novembro de 2006, no espaçamento 3x2 m, e as forrageiras foram semeadas nas entrelinhas, em março de 2009. A avaliação foi realizada em sete épocas, de abril de 2009 a junho de 2010. As espécies apresentaram boa capacidade produtiva, para uso como forrageiras ou em cobertura do solo, em consórcio com pinhão‑manso. O capim‑massai (M. maximus) apresenta maior capacidade produtiva e tolerância ao sombreamento do que as demais espécies, quando consorciado com pinhão‑manso.

Biografia do Autor

João Alfredo Neto da Silva, UFGD

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia na Universidade Federal da Grande Dourados, MS (2011), atualmente Doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Integração Lavoura-Pecuaria, Plantio Direto, Recuperção de pastagens degradadas, agroenergia e culturas energéticas.

Cristiano Márcio Alves de Souza, UFGD

Engenhario Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV. Desde de 2005 é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. É assessor da Reitoria da UFGD para Projetos, Captação de Recursos e Inovação Tecnológica e é Coordenador do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da UFGD. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícola e Pós-Colheita de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: colheita, semeadura, agricultura de precisão, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, secagem e aeração de grãos, simulação, modelagem, dano mecânico e energia na agropecuária.

Cesar José da Silva, Embrapa Agropecuária Oeste

Possui Curso Técnico em Agropecuária (1994), Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Agropecuária Oeste - CPAO. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais e Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroenergia, Sistemas de Produção Agroenergéticos, Pinhã manso (Jatropha curcas L.), Integração Lavoura-Pecuária.

Simone Priscila Bottega, UFGD

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), antiga UFMS. Bolsista-voluntária no período de março de 2004 até outubro de 2005, e bolsista pela UFGD/CNPq (PIBIC) de novembro de 2005 até julho de 2008, desenvolvendo trabalhos no Horto de Plantas Medicinais (HPM) da universidade. Estagiária da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados MS (2008-2009), desenvolvendo trabalhos nas áreas de Fertilidade do Solo e Agroenergia. Aluna do programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Silva, J. A. N. da, Souza, C. M. A. de, Silva, C. J. da, & Bottega, S. P. (2012). Crescimento e produção de espécies forrageiras consorciadas com pinhão‑manso. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(6), 769–775. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.11650

Edição

Seção

FITOTECNIA