Variação espacial da resposta do milho à adubação nitrogenada de cobertura em lavoura no cerrado

Autores

  • Sandro Manuel Carmelino Hurtado Centro de Energia Nuclear na Agricultura
  • Álvaro Vilela de Resende Embrapa Milho e Sorgo
  • Carlos Alberto Silva Universidade Federal de Lavras
  • Edemar Joaquim Corazza Embrapa Informação Tecnologica
  • Luciano Shozo Shiratsuchi Embrapa Cerrados

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1460

Palavras-chave:

Zea mays, agricultura de precisão, clorofilômetro, escala de campo, manejo sítio‑específico, nitrogênio

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar, numa perspectiva espacial, a resposta do milho (Zea mays) à adubação de cobertura com nitrogênio (N) e relacionar a produtividade de grãos com variáveis indicadoras do suprimento desse nutriente. Quatro doses de N foram testadas em 12 parcelas experimentais de 12,6x1.200 m. Em cada parcela foram georreferenciados 11 locais onde foram feitas as avaliações. Nesses locais, foi monitorado o estado nutricional do milho com o clorofilômetro e foram determinados os teores de N mineral do solo e os teores de N na folha e nos grãos. A produtividade de grãos foi mapeada com sensor de produtividade e "Global Positioning System" (GPS) acoplados à colhedora. Os dados foram analisados por estatística clássica e espacial. O cultivo sem aplicação de N em cobertura proporcionou, em média, 77% da máxima produtividade de milho (9,21 Mg ha-1) obtida com a adubação de cobertura. Altas correlações entre leitura do clorofilômetro, teor foliar de N e produtividade do milho, verificadas na análise de médias, não se confirmaram nos mapas que representam a variabilidade espacial dessas variáveis. A interpretação conjunta dos mapas de leitura do clorofilômetro e de produtividade do milho permitiu identificar áreas com diferentes capacidades de suprimento de N pelo solo e subsidiar a delimitação de zonas para o manejo diferenciado do nitrogênio.

Biografia do Autor

Sandro Manuel Carmelino Hurtado, Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Graduado em Agronomia, pela Universidad Nacional Agraria La Molina (2000), com mestrado em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Ciencia do Solo, pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Adubação, com ênfase nos temas vinculados à cultura de milho, nitrogênio, agricultura de precisão, geoestatística e análise da variabilidade espacial.

Álvaro Vilela de Resende, Embrapa Milho e Sorgo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas - 1997) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas - 2004) pela Universidade Federal de Lavras. De 1997 a 2002, atuou como professor de disciplianas da área de Ciência do Solo na Universidade Estadual de Montes Claros - MG (Unimontes), Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG) e Universidade Federal de Lavras (Ufla). Atualmente é pesquisador A3 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, corretivos e fertilizantes, análise de solo, análise foliar e agricultura de precisão.

Carlos Alberto Silva, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado sanduíche em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pelas Universidade Federal de Lavras e Michigan State University (1997). Atuou como Pesquisador da Embrapa na área de fertilidade do solo de 1995-2002. Desde 2002, é professor (adjunto IV) da Universidade Federal de Lavras e, de 2004-2007, atuou como Subcoordenador de Pós-Graduação do DCS/Ufla. Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia/solos e nutrição de plantas, com ênfase no manejo e estudo da matéria orgânica em solos tropicais. Possui projetos financiados pela Fapemig e CBP&D/Café. É responsável no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência do Solo pelas disciplinas Matéria Orgânica do Solo, Fertilidade do Solo e Avanços em Ciência do Solo. É membro do Conselho Administrativo da Editora UFLA. Coordena as atividades de prestação de serviços, pesquisa e de ensino associadas ao Laboratório de Estudo da Matéria Orgânica do Solo (Lemos). Orienta alunos nos níveis de monitoria, estágios diversos, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, por meio da realização de estudos científicos ligados às seguintes áreas da pesquisa: adubação orgânica, agricultura orgânica, uso de substâncias húmicas na agricultura, dinâmica da matéria orgânica em solos brasileiros, caracterização e uso agronômico de resíduos orgânicos, dinâmica do nitrogênio em áreas cultivadas, sequestro e emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas agrícolas, carbono zero e atualização de tabelas de adubação e aplicação de ferramental de agricultura de precisão no manejo da fertilidade do solo.

Edemar Joaquim Corazza, Embrapa Informação Tecnologica

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Agronomia (solos) pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e co-editor da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: milho, soja, agricultura de precisão, cerrado e latossolo.

Luciano Shozo Shiratsuchi, Embrapa Cerrados

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo - USP / ESALQ (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP / ESALQ (2001) e especialização em Gerenciamento de Máquinas Agrícolas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2003). Atualmente é aluno de doutorado da Universidade de Nebraska - Lincoln (EUA), sob a orientação do Dr. Richard Ferguson (UNL) e Dr. John Shanahan (ARS - USDA). Desde 2002 é Pesquisador da Embrapa Cerrados na área de Agricultura de Precisão, com foco no Manejo Localizado da Fertilidade do Solo, Aplicação de Insumos em Taxas Variáveis e Sensoriamento Remoto aplicado ao Manejo Agrícola.

Downloads

Publicado

2010-11-10

Como Citar

Hurtado, S. M. C., Resende, Álvaro V. de, Silva, C. A., Corazza, E. J., & Shiratsuchi, L. S. (2010). Variação espacial da resposta do milho à adubação nitrogenada de cobertura em lavoura no cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 44(3), 300–309. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2009.v44.1460

Edição

Seção

SOLOS