Demografia comparativa da exótica Harmonia axyridis com outros coccinelídeos afidófagos criados com dieta artificial

Autores

  • Julianne Milléo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Francisco Sales Fernandes Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade Estadual de São Paulo, Piracicaba, São Paulo, Brasil.
  • Wesley Augusto Conde Godoy Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade Estadual de São Paulo, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2014.v49.18343

Palavras-chave:

Cycloneda sanguínea, Hippodamia convergens, controle biológico, fases de desenvolvimento, espécie invasora, tabela de vida

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar aspectos biológicos e parâmetros da tabela de vida dos coccinelídeos Harmonia axyridis, Cycloneda sanguinea e Hippodamia convergens. Os insetos foram alimentados com ovos de Anagasta kuehniella e criados a 24,5±1ºC, à umidade relativa de 70±10%, com fotófase de 12 horas. Para completar o desenvolvimento, H. convergens levou aproximadamente 1,6 dia a mais do que H. axyridis, e 2,4 dias a mais do que C. sanguinea. Nos estágios iniciais, H. axyridis apresentou a maior percentagem de sobrevivência (49,2%), em comparação aos outros coccinelídeos. Quanto à longevidade média de adultos, H. convergens foi deficiente, em comparação às outras espécies. A média do período de pré‑oviposição foi mais longo em C. sanguínea; o tempo de oviposição mais longo ocorreu em H. axyridis; e o período de pós‑oviposição foi similar entre os coccinelídeos. Considerando-se os parâmetros reprodutivos, H. axyridis apresentou a melhor performance em todos os aspectos. Quanto à tabela de vida, os valores de H. convergens foram mais altos, embora aproximados dos de H. axyridis. No entanto, a alta taxa líquida de reprodução de H. axyridis mostrou o potencial desta espécie para aumentar o tamanho populacional. As características biológicas de H. axyridis favorecem a invasão e o estabelecimento dessa espécie exótica no Brasil, o que corrobora os resultados observados em outros países.

Biografia do Autor

Julianne Milléo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora associada do Departamento de Biologia Geral, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Realiza atividades de pesquisa na área de Zoologia de Invertebrados, com ênfase em Sistemática e Bioecologia de Coleoptera, atuando principalmente nos seguintes temas: insetos associados a áreas cultivadas e controle biológico.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Milléo, J., Fernandes, F. S., & Godoy, W. A. C. (2014). Demografia comparativa da exótica <i>Harmonia axyridis</i> com outros coccinelídeos afidófagos criados com dieta artificial. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 49(1), 1–10. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2014.v49.18343

Edição

Seção

ENTOMOLOGIA