Parâmetros genéticos de características na fase juvenil de diferentes progênies de açaizeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2018.v53.26088Palavras-chave:
Euterpe oleracea, irmãos germanos, correlação genética, meio-irmãos, herdabilidade, modelos mistos, ganho com seleçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos de características no estágio juvenil de diferentes progênies de açaí (Euterpe oleracea), bem como proceder à seleção entre e dentro daquelas mais promissoras para produção de frutos. Foram avaliadas 34 progênies de meios-irmãos e 16 progênies de irmãos germanos no delineamento inteiramente casualizado, com oito repetições e parcela de uma planta. Nove caracteres foram mensurados em cinco colheitas, e os dados foram avaliados por meio da abordagem de modelos mistos.
A variância genética foi significativa para a maioria dos caracteres. As herdabilidades na média de progênies exibiram magnitudes moderadas, com variação de 51% para número de folhas mortas a 59% para comprimento da bainha foliar. Em geral, as correlações genéticas entre os caracteres foram positivas e com magnitudes de moderada a muito alta. Os ganhos genéticos foram mais expressivos para os caracteres altura de planta, comprimento da bainha foliar e comprimento do coleto. As progênies de irmãos germanos P33, P37 e P42 mostraram-se promissoras para produção de frutos.
