Efeito do tráfego de trator e da pressão de contato pneu/solo na compactação de um latossolo vermelho-escuro álico, em dois níveis de umidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab1992.v27.3808Palavras-chave:
umidade do solo, aerado, densidade aparente, Ensaio Normal de CompactaçãoResumo
Montou-se um experimento, em um Latossolo Vermelho-Escuro Álico, localizado no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, para verificar o comportamento da compactação em virtude das diferentes pressões aplicadas ao solo pelo tráfego de tratores. A compactação foi quantificada pelo aumento da densidade aparente nas faixas compactadas pelos pneus dos tratores e os teores de umidade do solo foram pré-estabelecidos com base na curva de compactação obtida pelo Ensaio Normal de Compactação, em laboratório. Procurou-se também, para os tratamentos estudados, comparar a compactação obtida no campo com a determinada em laboratório, na tentativa de verificar a possibilidade de uso do método de laboratório na predição da compactação em campo. Pelos resultados, pode-se verificar que o efeito do tráfego e das pressões de contato estudadas não elevou a compactação do solo a níveis prejudiciais à porosidade de aeração, em nenhum dos dois níveis de umidade. Entretanto, o aumento da umidade do solo (-0,18 MPa para -0,06 MPa) promoveu maior compactação. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de uso do Ensaio Normal de Compactação para predição da compactação em campo.