Frações da matéria orgânica de Latossolo sob influência de doses de lodo de esgoto

Autores

  • Emanuelle Mercês Barros Soares Universidade de Viçosa
  • Carlos Alberto Silva Universidade Federal de Lavras
  • Bruno de Oliveira Dias Universidade Federal de Lavras
  • Wagner Bettiol Embrapa Meio Ambiente
  • Maísa Honório Belizário ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.512

Palavras-chave:

fração leve, fração pesada, fracionamento físico‑densimétrico

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação contínua de doses crescentes de lodo de esgoto sobre os teores de carbono (C) associados à fração leve (C-FL) e à fração pesada (associado à areia – C-areia; associado ao silte – C-silte – e associado à argila – C-argila) de matéria orgânica em amostras de Latossolo. O experimento foi instalado em 1999, em Jaguariúna, SP, e os dados foram obtidos após a sexta aplicação de lodo de esgoto com doses acumuladas em base seca – 0, 30, 60, 120 e 240 Mg ha-1 –, após seis cultivos subseqüentes de milho. Os tratamentos foram: testemunha, sem adição de lodo (L0); aplicação de lodo de esgoto para fornecer uma (L1), duas (L2), quatro (L4) e oito (L8) vezes a dose de nitrogênio requerida pelo milho. Como referência, foi amostrada uma área sob mata nativa, adjacente ao local do experimento. O acréscimo nas doses de lodo de esgoto aplicadas aumenta de modo linear os teores de C orgânico, C-silte e C-areia, e não interfere nos teores de C-argila. À medida que se aumenta a dose de lodo de esgoto até 120 Mg ha-1, há acréscimo no teor de C-FL no solo. Em relação ao C orgânico, os teores de C associado aos compartimentos avaliados de matéria orgânica do solo têm a seguinte ordem de contribuição: C-FL < C-areia < C-silte < C-argila.

Biografia do Autor

Emanuelle Mercês Barros Soares, Universidade de Viçosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Máteria Orgânica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: materia orgânica, semi-árido, leguminosas, raízes e biomassa microbiana.

Carlos Alberto Silva, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado sanduíche em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pelas Universidade Federal de Lavras e Michigan State University (1997). Atuou como Pesquisador da Embrapa na área de fertilidade do solo de 1995-2002. Desde 2002, é professor adjunto III da Universidade Federal de Lavras e, de 2004-2007, atuou como Subcoordenador de Pós-Graduação do DCS/Ufla. Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia/solos e nutrição de plantas, com ênfase no manejo e estudo da matéria orgânica em solos tropicais. Possui projetos financiados pela Fapemig e CBP&D/Café. É responsável no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência do Solo pelas disciplinas Matéria Orgânica do Solo, Fertilidade do Solo e Avanços em Ciência do Solo. Coordena as atividades de prestação de serviços, pesquisa e de ensino associadas ao Laboratório de Estudo da Matéria Orgânica do Solo (Lemos). Orienta alunos nos níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, por meio da realização de estudos científicos ligados às seguintes áreas da pesquisa: adubação orgânica, uso de substâncias húmicas na agricultura, dinâmica da matéria orgânica em solos brasileiros, caracterização e uso agronômico de resíduos orgânicos, dinâmica do nitrogênio em áreas cultivadas, sequestro e emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas agrícolas, atualização de tabelas de adubação e aplicação de ferramental de agricultura de precisão no manejo da fertilidade do solo.

Bruno de Oliveira Dias, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFLA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase no manejo da matéria orgânica em solos tropicais e adubação orgânica, desenvolvendo projetos associados às seguintes áreas de pesquisa: dinâmica da matéria orgânica, uso de substâncias húmicas na agricultura, caracterização e uso agronômico de resíduos orgânicos e sequestro e emissão de carbono em agroecossistemas.

Wagner Bettiol, Embrapa Meio Ambiente

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1980) , especialização em Ferrugem do Cafeeiro pelo Centro de Invetigações das Ferrugens do Cafeeiro (1988) , mestrado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (1984) , doutorado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (1988) , pos-doutorado pela Universita degli Studi di Torino (1995) e pos-doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (1993) . Atualmente é Responsável por disciplina da Universidade Federal de Lavras, Responsável por disciplina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Membro de corpo editorial da Fitopatologia Brasileira, Membro de corpo editorial da Summa Phytopathologica, Revisor de periódico da Fitopatologia Brasileira, Revisor de periódico da Summa Phytopathologica, Revisor de periódico da Scientia Agricola, Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revisor de periódico da Journal of Plant Diseases and Protection, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fruticultura, Revisor de periódico da HortScience (0018-5345), Revisor de periódico da Scientia Horticulturae, Revisor de periódico da Ciência e Agrotecnologia, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência do Solo e Revisor de periódico da Bragantia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: 'Bacillus Subtilis', Controle Biologico, Rizicutura.

Maísa Honório Belizário, ESALQ/USP

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, atualmente faz mestrado no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas na ESALQ/USP, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Máteria Orgânica do Solo.

Downloads

Publicado

2008-10-29

Como Citar

Soares, E. M. B., Silva, C. A., Dias, B. de O., Bettiol, W., & Belizário, M. H. (2008). Frações da matéria orgânica de Latossolo sob influência de doses de lodo de esgoto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(9), 1231–1240. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2008.v43.512

Edição

Seção

SOLOS