Diversidade genética de dourado utilizado em programas de repovoamento no rio Paranapanema

Autores

  • Patrícia Cristina Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Rodolfo Nardez Sirol Companhia Paulista de Força e Luz
  • Nelson Maurício Lopera-Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Heden Luiz Marques Moreira Universidade Federal de Pelotas
  • Jayme Aparecido Pohv Universidade Federal de Mato Grosso
  • Claudete Aparecida Mangolin Universidade Estadual de Maringá
  • Lauro Vargas Universidade Estadual de Maringá
  • Carolina Bespalhok Jacometo Universidade Federal de Pelotas
  • Danilo Pedro Streit Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9439

Palavras-chave:

Salminus brasiliensis, marcador molecular, peixe, RAPD, programas de repovoamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética de um estoque de Salminus brasiliensis utilizado em programas de repovoamento do rio Paranapanema, por meio do marcador RAPD. Dez reprodutores (cinco machos e cinco fêmeas) e sua progênie (40 larvas e 40 alevinos) foram analisados. Os oito iniciadores analisados produziram 96 fragmentos, dos quais 81,2% foram polimórficos. Houve diferença significativa na frequência de 32 dos 96 fragmentos, com a presença de um fragmento exclusivo nos alevinos. O índice de Shannon, a percentagem de fragmentos polimórficos e a distância e a identidade genética mostraram menor divergência genética entre os reprodutores e as larvas, além de diminuição da variabilidade nos alevinos. A divergência genética foi menor nos alevinos em comparação às larvas e aos reprodutores. A análise de variância molecular mostrou que a maior parte da variação está dentro de cada grupo (90,05%) e não entre os grupos (9,95%). O estoque de reprodutores apresenta alta variabilidade genética e houve diferenciação genética entre a fase de larva e alevino.Termos para indexação: Salminus brasiliensis, marcador molecular, peixe, RAPD, programas de repovoamento.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Ciências Biológicas (2003), especialização em Biotecnologia com Ênfase em Saúde e Meio Ambiente (2005), mestrado e doutorado em Zootecnia, pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Peixes, na área de Biotecnologia, e na área de Produção Animal-Biologia Molecular, atuando principalmente com piapara (Leporinus elongatus) e dourado (Salminus brasiliensis). Atualmente é pesquisadora contratada pelo Convênio de cooperação técnico-científica Copel/Iapar/Fapeagro para o desenvolvimento de tecnologias para produção de biodiesel a partir de microalgas.

Carolina Bespalhok Jacometo, Universidade Federal de Pelotas

Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética

Danilo Pedro Streit Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Zootecnia

Downloads

Publicado

2011-05-20

Como Citar

Gomes, P. C., Pereira Ribeiro, R., Sirol, R. N., Lopera-Barbosa, N. M., Moreira, H. L. M., Pohv, J. A., … Streit Júnior, D. P. (2011). Diversidade genética de dourado utilizado em programas de repovoamento no rio Paranapanema. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 46(2), 167–173. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2011.v46.9439

Edição

Seção

GENÉTICA