Caracterização de marcadores de musculatura e maciez da carne de duas raças bovinas do Panamá

Autores

  • Axel Villalobos-Cortes Instituto de Innovación Agropecuaria de Panamá, Laboratorio de Análisis y Biología Molecular Aplicada, Ciudad del Saber, Panamá.

Palavras-chave:

bioinformática, biotecnologia, marcadores moleculares, qualidade da carne, pecuária

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar variantes alélicas relacionadas à musculatura e à qualidade da carne de raças bovinas locais panamenhas, por meio do uso dos marcadores Affymetrix axiom orcun SNP array. As raças bovinas utilizadas foram Guaymi e Criollo Guabala. Amostras de sangue de 5 mL foram coletadas de 34 animais, dos quais 15 eram Guaymi e 19 eram Guabala. A partir de 10.000 marcadores SNP de um Affymetrix axiom orcun SNP array, o DNA foi avaliado em busca de polimorfismos de 17 marcadores SNP relacionados à maciez da carne. A raça Guaymi apresentou maior percentagem de variação genética e loci polimórficos do que a raça Criollo Guabala. Algumas das principais variações observadas ocorreram em alguns genes de miostatina, calpastatina e calpaína. Os resultados encontrados nas raças de gado estudadas foram de grande importância para a conservação e o melhoramento genético. A raça Guaymi apresenta maior diversidade genética do que a Guabala. Seis genes apresentam variantes alélicas relacionadas à qualidade e à adaptabilidade da carne.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Villalobos-Cortes, A. (2025). Caracterização de marcadores de musculatura e maciez da carne de duas raças bovinas do Panamá. Pesquisa Agropecuária Brasileira, e03685. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/28003