Resistência aerodinâmica: efeito dos métodos usados para especificar os parâmetros de rugosidade da superfície vegetada

Autores

  • Antonio Fernando Guerra
  • Donald Carl Slack

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab1996.v31.4536

Palavras-chave:

momento, calor sensível, comprimento de rugosidade, velocidade de fricção, número de Reynolds rugoso

Resumo

Os objetivos deste estudo foram determinar os parâmetros de rugosidade da superfície vegetada para momento (z0m) e para calor sensível (z0h) e examinar os efeitos dos critérios utilizados na obtenção desses parâmetros no cálculo das resistências aerodinâmicas para momento e calor sensível. A análise dos dados coletados sobre grama bermuda indicam que o parâmetro z0m. é virtualmente constante em velocidades do vento superiores a 2 m/s; porém, esse parâmetro cresce rapidamente nas velocidades de vento inferiores. Com velocidades de vento superiores a 2 m/s, foi encontrado um valor médio de z0m igual a 0,0006 m e um valor médio de z0h, de 0,000 15 m, o qual é aproximadamente 1/7,6 de z0m. O uso de diferentes critérios para especificar os parâmetros de rugosidade da superfície resultaram em diferenças significativas no cálculo das resistências aerodinâmicas.

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Publicado

1996-10-01

Como Citar

Guerra, A. F., & Slack, D. C. (1996). Resistência aerodinâmica: efeito dos métodos usados para especificar os parâmetros de rugosidade da superfície vegetada. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 31(10), 673–681. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab1996.v31.4536

Edição

Seção

AGROMETEOROLOGIA