Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória

Autores

  • Valeria Rosado Pinheiro Universidade Federal de Viçosa
  • Fabyano Fonseca e Silva Universidade Federa de Viçosa
  • Simone Eliza Facioni Guimarães Universidade Federal de Viçosa
  • Marcos Deon Vilela de Resende Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Paulo Sávio Lopes Universidade Federal de Viçosa
  • Cosme Damião Cruz Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Ferreira Azevedo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2013.v48.12927

Palavras-chave:

Sus scrofa, curvas de crescimento, dados longitudinais, “identical‑by‑descent”, locos de características quantitativas, seleção assistida por marcadores.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de modelos de regressão aleatória (MRA) para detectar locus de características quantitativas (QTL) para características de crescimento, em suínos. Utilizou-se uma população divergente F2 Piau x Comercial. A eficiência da metodologia proposta na detecção de QTL foi comparada à da metodologia tradicional de regressão por intervalo de mapeamento. Para tanto, utilizaram-se MRA com efeitos aleatórios poligênicos, de ambiente permanente e de QTL, tendo-se utilizado o enfoque de matriz de covariância “identical‑by‑descent” associada aos efeitos de QTL. Testou-se a significância dos efeitos de QTL mediante a razão de verossimilhanças, tendo-se considerado o modelo como completo quando houve efeito de QTL, ou nulo, quando não. A comparação entre os modelos foi feita nas posições dos marcadores (seis marcadores microssatélites) e nas intermediárias, entre os marcadores. O MRA detectou QTL significativo na posição 65 cM do cromossomo 7 e, portanto, foi mais eficiente que a metodologia tradicional, que não detectou QTL significativo em nenhum dos fenótipos avaliados. A metodologia proposta possibilitou a detecção de QTL com efeito sobre toda a trajetória de crescimento, dentro da amplitude de idade considerada (do nascimento aos 150 dias).

 

Biografia do Autor

Valeria Rosado Pinheiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Ciencias Matematica pelo CES/JF e  Mestrado em Estatistica Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Fabyano Fonseca e Silva, Universidade Federa de Viçosa

Graduação em  Zootecnia pela UFLA, Pós-doutorado  em Estatística-Genética pela University of Wisconsin (Madison-USA) e Pós-doutorado em Seleção Genômica pela Wageningen University (Holanda).

Simone Eliza Facioni Guimarães, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Medicina veterinaria pela Universidade Federal Rural da Amazônia  e pós doutorado em genética molecular aplicada a produção de carne suína na Iowa State University .

Marcos Deon Vilela de Resende, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduação em Engenharia Agronômica pela UFLA, graduação em Estatística pela UFPR e pós-doutorado em Matemática Biométrica pelo Rothamsted Research Institute - Londres (2002-2004). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  e Professor Credenciado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Paulo Sávio Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Zootecnia pela UFV e pós-doutorado em Zootecnia com Subárea em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, na Universidade de Cornell, Estados Unidos. 

Cosme Damião Cruz, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Agronomia pela UFV  e doutorado em Agronomia em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo .

Downloads

Publicado

2013-04-18

Como Citar

Pinheiro, V. R., Silva, F. F. e, Guimarães, S. E. F., Resende, M. D. V. de, Lopes, P. S., Cruz, C. D., & Azevedo, C. F. (2013). Mapeamento de QTL para características de crescimento de suínos por meio de modelos de regressão aleatória. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 48(2), 190–196. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2013.v48.12927

Edição

Seção

GENÉTICA