Desempenho de cordeiros alimentados com inclusão de torta de macaúba na dieta

Autores

  • Rafael Alves de Azevedo UFMG
  • Luana Marta de Almeida Rufino UFMG
  • Antonio Carlos Ramos dos Santos UFMG
  • Lígia Pires da Silva UFMG
  • Hugo Colombarolli Bonfá UFMG
  • Eduardo Robson Duarte UFMG
  • Luciana Castro Geraseev UFMG

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12753

Palavras-chave:

Acrocomia aculeata, confinamento, coproduto, ovinos, terminação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de nutrientes e o desempenho produtivo e econômico de ovinos confinados da raça Santa Inês, alimentados com dietas com diferentes taxas de inclusão de torta de macaúba. Os animais (24) foram distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, nos tratamentos com 0, 100, 200 e 300 g kg-1 de torta de macaúba na matéria seca da dieta, em seis repetições, durante 60 dias de confinamento. A adição de torta de macaúba a taxas crescentes à dieta aumentou linearmente o consumo de proteína bruta, extrato etéreo, fibra em detergente neutro e a conversão alimentar. Não houve diferença no consumo de matéria seca, ganho médio diário e ganho de peso vivo total com a adição da torta. O tratamento com inclusão de 100 g kg-1 apresentou a melhor relação custo:benefício na avaliação das receitas bruta e líquida obtidas com a venda dos animais vivos e abatidos. A adição da torta de macaúba em até 300 g kg-1 da dieta não altera o desempenho produtivo dos animais, entretanto, a inclusão de 100 g kg-1 proporciona melhor retorno econômico.

Biografia do Autor

Rafael Alves de Azevedo, UFMG

Zootecnista formado pela UFMG. Mestrando em Ciências Agrárias pela UFMG.

Luana Marta de Almeida Rufino, UFMG

Zootecnista formada pela UFMG. Mestrado em Zootecnia pela UFV. Doutoranda em Zootecnia pela UFV.

Antonio Carlos Ramos dos Santos, UFMG

Zootecnista formado pela UFMG. Mestrando em Ciências Agrárias pela ESALQ.

Lígia Pires da Silva, UFMG

Discente de Zotecnia pela UFMG.

Hugo Colombarolli Bonfá, UFMG

Zootecnista formado pela UFMG. Mestrado em Zootecnia pela UFMG.

Eduardo Robson Duarte, UFMG

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Mestrado Em Microbiologia e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, no Núcleo de Ciências Agrárias em Montes Claros. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia e Parasitologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: ribosomal dna, atypical malassezia strains, candida spp., bovine otitis. Testes de anti-septicos, nematoides de ruminantes, microbiologia e fungos do rumen.

Luciana Castro Geraseev, UFMG

Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Zootecnia (Nutrição de Ruminantes) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Zootecnia (Nutrição de Ruminantes) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais dos Cursos de Graduação em Agronomia e Zootecnia e Pós-Graduação em Agroecologia da UFMG. Líder do Grupo Norte Mineiro de Pesquisa em Nutrição Animal, cadastrado no CNPQ e membro dos Grupos de Pesquisa de Sanidade Animal Aplicada a Zootecnia e Grupo de Apoio a Ovinocultura. Consultora Ad Hoc de mais de 04 Períodicos. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Produção de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo Nutricional de Ovinos e Caprinos, Sistemas de Produção em Ovinos e Caprinos, Avaliação de alimentos do Cerrado para Ruminantes.

Downloads

Publicado

2012-12-17

Como Citar

Azevedo, R. A. de, Rufino, L. M. de A., Santos, A. C. R. dos, Silva, L. P. da, Bonfá, H. C., Duarte, E. R., & Geraseev, L. C. (2012). Desempenho de cordeiros alimentados com inclusão de torta de macaúba na dieta. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 47(11), 1663–1668. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2012.v47.12753

Edição

Seção

ZOOTECNIA