Comportamento ingestivo, consumo de forragem e desempenho de cabritas alimentadas com diferentes níveis de suplementação

Autores

  • Paulo Fernando Adami Instituto Federal do Paraná
  • Christiano Santos Rocha Pitta Instituto Federal do Paraná
  • André Luis Finkler da Silveira Instituto Agronômico do Paraná
  • Adelino Pelissari Universidade Federal do Paraná
  • João Ari Gualberto Hill Instituto Agronômico do Paraná
  • Alceu Luiz Assmann Instituto Agronômico do Paraná
  • Jussara Maria Ferrazza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2013.v48.12935

Palavras-chave:

estrutura da pastagem, ganho de peso, óxido de cromo, tempo de pastejo.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações no comportamento ingestivo, consumo diário de forragem e desempenho de cabritas alimentadas com diferentes níveis de suplementação, em pastagem de aveia‑preta (Avena strigosa, 'IAPAR 61'). Foram utilizadas 36 cabritas da raça Boer, com 10 meses de idade e peso médio inicial de 21 kg, que receberam suplementação alimentar com milho moído e farelo de soja a 0, 0,5, 1 e 1,5% do peso vivo, em pastejo de lotação contínua com taxa de lotação variável. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições. Foram avaliados: altura, taxa de acúmulo, massa, oferta e estrutura da pastagem; carga animal; ganho de peso individual e por área; e tempo de pastejo, ruminação e ócio (comportamento ingestivo); além do consumo de forragem. A suplementação diminuiu o consumo de forragem – 2,4, 1,45, 1,43 e 1,05% do peso vivo, nos tratamentos com 0, 0,5, 1 e 1,5%, respectivamente –, o tempo de pastejo diário e o ganho de peso individual. Os níveis de suplementação não alteraram o consumo total de matéria seca (forragem + concentrado) e nem o tempo de ruminação, mas aumentaram o tempo de ócio, o que permitiu maior desempenho dos animais por área.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Adami, Instituto Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo (UTFPR - 2007), Mestre em produção vegetal na sub-área de integração lavoura-pecuária (UTFPR - 2009). Doutor em Ciências (UFPR - 2012) sub-área sistemas integrados de produção. Atualmente é professor do Ensino Básico, técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Palmas. PR. Tem experiencia na área de Agronomia e Zootecnia, com ênfase em sistemas integrados de produção atuando principalmente nos seguintes temas: plantas forrageiras, solos, ciclagem de nutrientes, plantas daninhas.

Christiano Santos Rocha Pitta, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC (2004), especialização em Agronegócio pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008), mestrado em Agronomia na área de Produção Vegetal - linha de pesquisa Integração Lavoura-Pecuária, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2009) e doutorado em Agronomia na área de Produção Vegetal - linha de pesquisa de Sistemas Integrados pela UFPR (2012). Foi o Médico Veterinário responsável pelo programa de Bovinocultura de Leite do município de Pato Branco-PR, na Secretaria de Agricultura, de janeiro de 2005 a fevereiro de 2009 e Consultor Técnico do Centro Mesorregional de Exelência em Tecnologia do Leite do Sudoeste do PR, vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná SETI e UTFPR de março de 2009 a março de 2011. Atualmente é professor do curso de Agronomia do Instituto Federal do Paraná - IFPR.

André Luis Finkler da Silveira, Instituto Agronômico do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Ruminantes, caprinocultura de corte e bovinocultura de corte e leite.

Adelino Pelissari, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1976) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1992) . Atualmente é Professor Associado Nivel III da Universidade Federal do Paraná, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Revista Planta Daninha. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Herbicida, Atividade Microbiana do Solo, Fungos Micorrízicos em Citrus.

João Ari Gualberto Hill, Instituto Agronômico do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2000), e doutorado em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Atualmente é pesquisador do IAPAR da área de Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, caprinocultura, bovinocultura de leite, bovinocultura, nutrição de bovinos, clínica de ruminantes.

Alceu Luiz Assmann, Instituto Agronômico do Paraná

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1982), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná e pelo Institut de la Recherche Agronomic (INRA) da França (2002). Atualmente é Pesquisador do Instituto Agronômico do Parana´- IAPAR e Professor convidado do curso de mestrado em agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Lavoura Pecuaria, Rotação de culturas, Plantio direto, uso de dejetos animal na agricultura, Forrageira cultura e Fertilidade do solo e Nutrição de plantas

Jussara Maria Ferrazza, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura.

Downloads

Publicado

2013-04-18

Como Citar

Adami, P. F., Pitta, C. S. R., Silveira, A. L. F. da, Pelissari, A., Hill, J. A. G., Assmann, A. L., & Ferrazza, J. M. (2013). Comportamento ingestivo, consumo de forragem e desempenho de cabritas alimentadas com diferentes níveis de suplementação. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 48(2), 220–227. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2013.v48.12935

Edição

Seção

ZOOTECNIA