Emissões de motor agrícola com o uso de diferentes tipos de diesel e concentrações de biodiesel na mistura combustível
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2015.v50.21268Palavras-chave:
ciclo diesel, emissão de CO2, energia renovável, freio dinamométrico, poluentes, teor de enxofreResumo
O objetivo deste trabalho foi quantificar o efeito do tipo de diesel e da concentração de biodiesel na mistura combustível sobre as emissões de gases por motor agrícola submetido a diferentes cargas. Foram testados dois tipos de diesel: S10, com baixo teor de enxofre; e S500, com alto teor de enxofre; bem como suas misturas com 5, 10, 15, 20, 50 e 100% de biodiesel. O motor, de quatro cilindros, turboalimentado e com 105 cv de potência máxima, foi submetido a oito modos de operação, sob diferentes rotações e torques. O ensaio seguiu a metodologia prevista na norma NBR ISSO 8174‑4:2012, tendo-se analisado as emissões de O2, CO2, NO2, NO, CO e de hidrocarbonetos (HC). Somente as emissões de HC foram influenciadas pelo tipo de diesel utilizado. As emissões de NO2 e O2 aumentaram com o aumento da concentração de biodiesel na mistura, enquanto as emissões de CO2, NO, CO e HC diminuíram. A carga aplicada ao motor esteve diretamente relacionada às emissões, exceto para O2. O combustível S10, com 20% de biodiesel, reduz as emissões, em comparação ao diesel comercial (S500), sem perda no desempenho do motor.Downloads
Publicado
2015-12-23
Como Citar
Perin, G. F., Schlosser, J. F., Farias, M. S. de, Estrada, J. S., Treichel, H., & Galon, L. (2015). Emissões de motor agrícola com o uso de diferentes tipos de diesel e concentrações de biodiesel na mistura combustível. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 50(12), 1168–1176. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2015.v50.21268
Edição
Seção
MAQUINARIA AGRÍCOLA