Fontes de resistência à mosca-minadora em germoplasma de meloeiro

Autores

  • Sabrina Cesarin de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências da Produção Agrícola, Jaboticabal, SP.
  • Elaine Facco Celin Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Dourados, MS.
  • Ariana Veras de Araújo Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, CE.
  • Lucas Mikael Matias Teixeira Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, CE.
  • Fernando Antonio Souza de Aragão Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, CE.
  • Patrik Luiz Pastori Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Dourados, MS.

Palavras-chave:

Cucumis melo, Liriomyza sativae, melhoramento vegetal, resistência

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar fontes de resistência à mosca-minadora em germoplasma de meloeiro e identificar as variáveis associadas à resistência por antixenose mais recomendadas. Um total de 32 genótipos foram avaliados quanto à resistência por antibiose: viabilidade larval e pupal, e antixenose: minas por folha, por planta e por área, em testes com e sem chance de escolha no laboratório e por meio de características morfológicas. O híbrido 'Festival' é a fonte de resistência à mosca-minadora mais promissora em razão da antibiose; no entanto, nenhum dos genótipos avaliados mostram antixenose. Minas por área é a fonte mais confiável para avaliar a resistência à mosca-minadora por antixenose em germoplasma de melão.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Cesarin de Oliveira, S., Facco Celin, E., Veras de Araújo, A., Matias Teixeira, L. M., Souza de Aragão, F. A., & Pastori, P. L. (2025). Fontes de resistência à mosca-minadora em germoplasma de meloeiro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, e03672. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/28137