Seleção de marcadores com uso de probabilidade a posteriori de inclusão em modelos para predição genômica em dados de arroz

Autores

  • Vinicius Silva Begnam Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.
  • Camila Ferreira Azevedo Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.
  • Moysés Nascimento Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.
  • Ana Carolina Campana Nascimento Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.
  • Leísa Pires Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, Muriaé, MG.
  • Laís Mayara Azevedo Barroso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Sorriso, Sorriso, MT.

Palavras-chave:

Oryza sativa, inferência bayesiana, melhoramento genético, seleção genômica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho da combinação do modelo BayesDπ para seleção de marcadores com base na probabilidade de inclusão a posteriori (PIP) e do BayesA na avaliação da capacidade preditiva, da herdabilidade e do viés preditivo de um conjunto de características fenotípicas de arroz. O algoritmo Markov chain Monte Carlo foi utilizado para a análise de dados. Para o cálculo da PIP, os efeitos dos marcadores foram estimados com uso do método BayesDπ. Posteriormente, foi calculada a razão entre o número de iterações em que cada marcador apresentou efeito diferente de zero e o número total de iterações. Os marcadores foram distribuídos em grupos de 2.000, 4.000, 6.000, ..., e 36.901 (conjunto de dados inteiro), em ordem decrescente de importância. Utilizou-se o método BayesA para reestimar o efeito dos marcadores em cada grupo. Para fins de comparação, os efeitos dos marcadores também foram calculados com uso dos métodos BayesA e BayesDπ separadamente. No modelo proposto, a PIP se mostrou eficaz na compreensão da arquitetura genética, tendo resultado em maior capacidade preditiva, bem como em maior herdabilidade e menor viés na seleção dos marcadores mais importantes para predição genômica, em comparação a outros métodos sem seleção prévia de marcadores.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Silva Begnam, V., Ferreira Azevedo, C., Nascimento, M., Campana Nascimento, A. C., Pires Lima, L., & Azevedo Barroso, L. M. (2025). Seleção de marcadores com uso de probabilidade a posteriori de inclusão em modelos para predição genômica em dados de arroz. Pesquisa Agropecuária Brasileira, e03762. Recuperado de https://apct.sede.embrapa.br/pab/article/view/28140