A intenção de experimentar alimentos com aplicação de nanotecnologia

Autores

  • Filipe Quevedo-Silva Graduated in Administration, PhD in Administration in the Postgraduate Program in Administration, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, professor, Campo Grande, MS.
  • Rafaela Flores Kuff Graduated in Administration, PhD Student, Master’s degree in the Postgraduate Program in Administration, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.
  • Felipe Nogueira de Oliveira PIBIC Student, Graduated in Administration in the Postgraduate Program in Administration, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27225

Palavras-chave:

inovação, nanotecnologia, aceitação de tecnologia

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um modelo para avaliar os fatores que influenciam a disposição de experimentar (WTT) alimentos com a aplicação da nanotecnologia. A pesquisa foi realizada com consumidores brasileiros responsáveis pela compra de alimentos (n = 244). Os dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados mostraram que a percepção de segurança do alimento e aspectos de nutrição adequados tiveram efeitos positivos significativos na disposição de experimentar alimentos com a aplicação da nanotecnologia, enquanto o nível de consumo de alimentos sustentáveis não foi significativo, assim como a neofobia alimentar e a percepção de aplicação de tecnologia. Um resultado adicional demonstrou que há diferença entre a disposição de experimentar dos Millennials e a da Geração X, indicando maior abertura dos Millennials. Considerando as variáveis significativas, os formuladores de políticas, instituições e pesquisadores envolvidos no mercado de nanotecnologia devem se esforçar para fornecer ao consumidor melhores informações sobre os benefícios dos alimentos com a aplicação da nanotecnologia, sua relação com o meio ambiente e suas vantagens nutricionais e de segurança em relação aos alimentos convencionais. Somente com informações adequadas os consumidores poderão desenvolver valores e efetivar o comportamento mais adequado para eles.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Quevedo-Silva, F., Kuff, R. F., & Oliveira, F. N. de. (2023). A intenção de experimentar alimentos com aplicação de nanotecnologia. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27225. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27225

Edição

Seção

Artigos