NOVAS COMPETÊNCIAS PARA OS ATORES DO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA

Autores

  • Christophe Albaladejo
  • Aquiles Simões
  • Iran Veiga
  • Jean-François Baré

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2005.v22.8670

Palavras-chave:

competências, agricultura familiar, desenvolvimento local, engenheiro agrônomo, desenvolvimento rural, formação, pesquisa-ação

Resumo

Este artigo baseia-se na experiência do Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar (Neaf), da Universidade Federal do Pará, que comporta ou apóia quatro tipos de formação: mestrado, graduação em Agronomia e licenciatura em Ciências Agrárias, capacitação de agentes de desenvolvimento e apoio ao ensino médio agropecuário. Em face das grandes mudanças nas políticas públicas e dos avanços obtidos pelas pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, este artigo questiona o desenvolvimento de novas competências entre os atores do desenvolvimento rural e, particularmente, entre os profissionais das instituições (públicas ou privadas) que trabalham com assistência técnica e extensão rural. Esses diferentes tipos de formação são considerados aqui como um dispositivo de pesquisa sobre as competências e a organização de conhecimentos com vista à ação. Em suma, procurou-se mostrar a necessária construção de novas identidades profissionais por parte dos atores do desenvolvimento rural.

Termos para indexação: competências, agricultura familiar, desenvolvimento local, engenheiro agrônomo, desenvolvimento rural, formação, pesquisa-ação.

NEW SKILLS FOR RURAL DEVELOPMENT
ACTORS IN THE AMAZON
ABSTRACT

This paper is based upon the experience of the Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar (Neaf) of the Universidade Federal do Pará which develops four types of training: master of science, agronomist, agricultural training at high schools and continuous training for extension agents. Considering the big changes at work in public policies and advances in research on sustainable development of smallholder production, this paper reflects upon the new skills needed in the work of development agents and particularly of agricultural extension agents (working in public or private institutions). These different types of training are considered here as research opportunity about those skills and about knowledge needed for development actions. In conclusion we discuss the necessary creation of new professional identities by these rural development actors. The new context of public policies in rural development in the Amazon since 1996 induced actually traditional responses like clientelism or paternalism, barely hidden behind new discourses about participation and citizenship. However, it also gave the opportunity of original responses – which we call discrete innovations – to emerge in the field and to be partially recognized or institutionalized. Recomposition of skills and identities of practitioners like agronomists should be articulated with these discrete innovations that research must detect and formalize.

Index terms: professional skills, family farming, local development, Agronomists rural development, training, action-research.

DE NOUVELLES COMPÉTENCES POUR LES CADRES
DU DÉVELOPPEMENT RURAL EN AMAZONIE
RÉSUMÉ

Cet article repose sur l'expérience du Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar (Neaf) de la Universidade Federal do Pará, qui comporte quatre types de formations: mastère, ingénieur, bac + 2 du Lycée Agricole de Castanhal, formation continue des agents de développement. Face à des changements importants dans les politiques publiques et aux avancées réalisées par les recherches menées sur le développement durable et l'agriculture familiale (en partie décrites ailleurs dans ce numéro), cet article s'interroge sur le développement de nouvelles compétences chez les acteurs du développement rural et plus particulièrement chez les techniciens et cadres des agences de développement (publiques ou privées). La formation initiale
et continue est ici envisagée comme un dispositif de recherche sur les compétences et les agencements de connaissances en vue de l'action. En conclusion, il est montré la nécessaire construction de nouvelles identités professionnelles de la part des cadres du développement rural.

Termes d'indexation: compétences, agriculture familiale, développement local, agronomes, développement rural, formation, recherche-action.

Biografia do Autor

Christophe Albaladejo

Geógrafo e engenheiro agrônomo, Doutor em Geografia, pesquisador do Institut National de la Recherche Agronomique/Sciences pour l'Action et le Développement (Inra/SAD), Unité de Recherche 102 (Intervention Publique, Espaces, Sociétés) do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Maison des Suds, 12, Esplanade des Antilles, 33607 Pessac cedex France.

Aquiles Simões

Engenheiro agrônomo, Mestre em Agriculturas Familiares Amazônicas, professor-pesquisador do Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar da Universidade Federal do Pará (Neaf/UFPA), doutorando da Université de Toulouse le Mirail, associado à Unité de Recherche 102 (Intervention Publique, Espaces, Sociétés) do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), bolsista do Programa Alban – European Union Programme of High Level Scholarships for Latin America. Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar (UFPA/CAP/Neaf), Campus do Guamá, Rua Augusto Corrêa, n° 1, 66075-900 Belém, PA.

Iran Veiga

Engenheiro agrônomo, Doutor em Estudos Rurais, professor-pesquisador do Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar da Universidade Federal do Pará (UFPA/Neaf), Campus do Guamá, Rua Augusto Corrêa, n° 1, 66075-900 Belém, PA.

Jean-François Baré

Antropólogo, Doutor em Antropologia, pesquisador da Unité de Recherche 102 (Intervention Publique, Espaces, Sociétés) do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Maison des Suds, 12, Esplanade des Antilles, 33607 Pessac cedex France.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Albaladejo, C., Simões, A., Veiga, I., & Baré, J.-F. (2005). NOVAS COMPETÊNCIAS PARA OS ATORES DO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA. Cadernos De Ciência & Tecnologia, 22(2), 307–318. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2005.v22.8670

Edição

Seção

Ensaios