Um estudo de caso sobre o projeto Entorno: integrando sustentabilidade e responsabilidade social (ODS e ESG)

Autores

  • Neudes Carvalho da Silva Administrador, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, analista da Embrapa Roraima, Rodovia BR-174, Km 8, Av. Brasil, n.º 3.911, CEP 69301-970 Boa Vista, RR.
  • Carlos Eduardo D'Alencar Mendonça Médico Veterinário, doutor em Ciências Animais, analista da Embrapa Roraima, Boa Vista, RR. Embrapa Roraima, Rodovia BR-174, Km 8, Av. Brasil, n.º 3.911, CEP 69301-970 Boa Vista, RR.
  • Lourenço de Souza Cruz Engenheiro-Agrônomo, especialista em Gestão Florestal, analista da Embrapa Roraima, Rodovia BR-174, Km 8, Av. Brasil, n.º 3.911, CEP 69301-970 Boa Vista, RR.
  • Rita de Cássia Pompeu de Sousa Química, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, analista da Embrapa Roraima, Rodovia BR-174, Km 8, Av. Brasil, n.º 3.911, CEP 69301-970 Boa Vista, RR.
  • Clarice Monteiro Rocha Bacharel em Comunicação Social, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, analista da Embrapa Semiárido, Rodovia BR-428, Km 152, s/n - Zona Rural, Caixa Postal 23, CEP 56302-970 Petrolina, PE.
  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan Engenheira-Agrônoma, doutora em Produção Vegetal, pesquisadora da Embrapa instrumentação, Rua XV de Novembro, n.º 1.452, Centro, Caixa Postal 741, CEP 13560-970 São Carlos, SP.

DOI:

https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27356

Palavras-chave:

comunidade, ESG, ODS, sustentável

Resumo

O projeto Entorno – desenvolvido pela Embrapa Roraima em parceria com instituições educacionais públicas – promoveu o desenvolvimento sustentável numa comunidade com conflitos ambientais. O projeto utilizou uma abordagem baseada no conjunto de considerações do ESG (environmental, social, and governance) e incluiu palestras, visitas externas, experiências de laboratório e concurso de redação. Os resultados mostraram que 71% dos professores concordaram plenamente que as atividades ajudaram no ensino e aprendizagem, em que os alunos compreenderam conceitos como lixo, reciclagem e conservação. O projeto fortaleceu a consciência ambiental e promoveu a adesão da Embrapa Roraima aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ressaltando a importância da educação ambiental e do envolvimento comunitário para o desenvolvimento sustentável. A metodologia do projeto Entorno pode ser replicada, para formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Silva, N. C. da, Mendonça, C. E. D., Cruz, L. de S., Sousa, R. de C. P. de, Rocha, C. M., & Durigan, M. F. B. (2024). Um estudo de caso sobre o projeto Entorno: integrando sustentabilidade e responsabilidade social (ODS e ESG). Cadernos De Ciência & Tecnologia, 40, e27356. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27356

Edição

Seção

CT&I: transformação e moto