Sobre a Revista
A revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), publicação contínua em acesso aberto, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos, resultantes de pesquisas ligadas à agropecuária, englobando Fisiologia Vegetal, Fitossanidade, Fitotecnia, Genética, Solos, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. A PAB é indexada nas bases Clarivate (Web of Science), Scopus, SciELO, CAB Abstracts e AGRIS.
Atenção: Os manuscritos devem ser submetidos pelos autores pelo sistema ScholarOne (https://mc04.manuscriptcentral.com/pab-scielo). Para isso, é preciso criar uma conta, fazer o login e seguir os sete passos para submissão no sistema.
Esta página é apenas para consulta às diretrizes aos autores e a artigos já publicados. Também inclui informações sobre as submissões em: “Informações necessárias para submissão on-line de trabalhos à PAB no sistema ScholarOne”, em Sobre>Submissões>Diretrizes para autores.
Edição Atual
Em comemoração aos 60 anos do periódico Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), a seção COP30 apresenta 22 artigos liderados por pesquisadores da Embrapa, no âmbito da Jornada pelo Clima, delineando a estratégia científica para uma agropecuária brasileira mais sustentável, resiliente e competitiva. Entre os temas relacionados à mitigação de carbono, destacam-se o manejo do solo (plantio direto, manejo de culturas e insumos, por exemplo) e a biorrevolução (biossíntese e bioinsumos como fixadores de nitrogênio). A adaptação dos sistemas foca na sua resiliência, principalmente na conservação de recursos genéticos e em soluções específicas para biomas vulneráveis, como a Caatinga e a Amazônia. Crucialmente, as pesquisas conectam a ciência com a economia, requerendo finanças verdes, governança de dados e políticas públicas (Plano
ABC+) para escalar inovações, consolidando a liderança agroambiental do Brasil.
